4.28.2011

Células do cérebro também cochilam de cansaço

Células do cérebro tiram cochilo. Foto: Getty Images Foto: Getty Images
Muitas vezes, quando estamos muito cansados, apresentamos lapsos de memória, como quando vamos fazer algo e, no meio do caminho já não lembramos mais o que era. De acordo com cientistas da University of Wisconsin-Madison, isso acontece porque, quando estamos muito cansados, nossas células cerebrais tiram um "cochilo" enquanto estamos despertos, como divulgado no jornal britânico Daily Mail desta quinta-feira (28).
Os pesquisadores estudaram os cérebros de ratos mantidos acordados por muito tempo e notaram que, quanto mais tempo eles passavam despertos, mais regiões do cérebro tiravam microssonecas sem que eles deixassem de estar em atividade. Ao tentar entender como esses pequenos cochilos afetam a concentração, os cientistas descobriram que os ratos que ficavam mais tempo acordados cometiam mais erros em atividades corriqueiras.
"Os cochilos acontecem com poucas células. De 20 neurônios analisados, 18 permaneceram em atividade. Os dois que 'dormiram', o fizeram por períodos breves", contou Chiara Cirelli, pesquisadora, que alertou que o cérebro manda sinais sutis de que estamos cansados e, por isso, é interessante interromper as atividades que requerem atenção quando nos sentimos fatigados.
Isto é

Nenhum comentário: