4.25.2011

MALÁRIA:Angola e Namíbia desenvolvem projeto conjunto contra a doença

Angola e Namíbia desenvolvem projeto conjunto contra malária


24 de abril de 2011, 10:39Luanda, 24 abr (Prensa Latina) Autoridades de Angola e Namíbia apresentarão amanhã um projeto comum de luta contra a malária denominado Transcunene, informaram hoje fontes sanitárias.

O diretor anexo do Programa de Luta contra a Malária em Angola, Nilton Saraiva, manifestou, sem detalhes adicionais, que a iniciativa será dada a conhecer durante um ato em um dos municípios angolanos do sul com fronteiras entre os dois Estados.

Também afirmou que Angola ajuda seu vizinho à erradicar a Malária ou paludismo, mediante a promoção de ações conjuntas como fumigações e distribuição de mosquiteiros e medicamentos às populações.

O lançamento do plano de cooperação entre os dois Estados coincide com o Dia Mundial de Luta contra a Malária, instituído em 2007 durante uma assembléia da Organização Mundial da Saúde.

Segundo estatísticas de organismos sanitários, no ano passado Angola registrou 3,5 milhões de casos de malária.

Na atual época de chuvas, organismos de Saúde enfatizam ações para prevenir doenças mediante o saneamento básico de cidades e demarcações rurais, com a eliminação de poças de água e acúmulo de lixo em diversos lugares.

A malária ou paludismo é transmitida por picadas do mosquito Anófeles, que em alguns casos pode causar até a morte de pacientes, como ocorre em setores mais vulneráveis, como grávidas e crianças.

ocs/obf/cc

Nenhum comentário: