DOENÇA ATINGE PESSOAS DE TODAS AS IDADES
No dia 26 de abril comemora-se o Dia Nacional da Hipertensão. A doença, que atinge todas as faixas etárias, é ocasionada, entre outros fatores, pela má alimentação, vícios e sedentarismo. De acordo com o Ministério da Saúde, existem, hoje, 17 milhões de brasileiros hipertensos e destes, 35% tem mais de 40 anos.Contudo, crianças e adolescentes entre 3 e 18 anos, também não fogem à enfermidade. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 8% deles também sofrem de hipertensão. O problema fica mais alarmante quando se constata que este índice está relacionado ao consumo de elevados teores de gordura saturada, gordura trans, sódio e açúcares e ao sedentarismo.
“Pacientes que previnem a doença têm menos risco de desenvolvê-la, reduzindo a sua pressão arterial com a diminuição do peso corporal, restrição alcoólica, abandono do tabagismo e a prática regular de atividade física”, explica a professora do curso de Enfermagem do Complexo Educacional FMU, Lucienne Dalla Bernardina.
Vale lembrar que em todas as idades a hipertensão é uma doença perigosa, pois ela não tem sintomas recorrentes e só é descoberta quando há ocorrência de uma crise, que pode ser diagnosticada a partir de dores de cabeça, infarto ou até acidente vascular cerebral (AVC).
O que é a Hipertensão Arterial?
Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos.A hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças cardiovasculares – a número um em causa de mortes no planeta.
Por ser um grave problema na idade adulta é que a prevenção deve começar desde a infância. Irritabilidade, ganho de peso e crescimento inadequados, cansaço excessivo durante as mamadas e os exercícios físicos são sintomas da Hipertensão Arterial. Porém, na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença.
Tipos de hipertensão
Existem dois tipos de hipertensão arterial (HA): hipertensão primária e secundária. A HA primária caracteriza-se por não apresentar uma causa conhecida, enquanto na HA secundária já é possível identificar uma causa para a hipertensão, como por exemplo problemas renais, problemas na artéria aorta, tumores (feocromocitoma) e algumas doenças endocrinológicas.Diagnóstico
O ideal é medir a pressão pelo menos a cada seis meses, ou com intervalo máximo de um ano. Assim é possível se diagnosticar a doença tão logo ela surja. A pressão considerada normal está abaixo de 13 por 8,5. A faixa de risco está entre 13 por 8,5 e 13,9 por 8,9. Hipertenso é todo indivíduo que tenha pressão igual ou acima de 14 por 9.Prevenção
Como medida de prevenção, deve-se controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio e consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa.A doença tem tratamento, mas não cura, o que acaba onerando, em muito, os gastos pessoais do doente e o investimento do serviço público de saúde.
Doença silenciosa, ela ocorre porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Essa elevação da pressão acaba causando danos à camada interna dos vasos, fazendo com que se tornem endurecidos e estreitados, podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Isso pode levar a problemas sérios, como Angina e Infarto,"derrame cerebral" ou AVC, e a paralisação dos rins.
Fonte: hcnet.usp
UMA LISTA DE ALIMENTOS EXCLUSIVA PARA OS HIPERTENSOS
Na maior parte das vezes, quem sofre de alguma doença precisa adaptar a alimentação. É isso que acontece com que sofre aumento da pressão arterial, ou seja, com os hipertensos. A escolha certa dos alimentos é fundamental para o controle do distúrbio e a busca de uma vida normal.Confira uma lista com os alimentos mais comuns na nossa rotina e descubra aqueles que podem fazer parte do seu cardápio e aqueles que estão terminantemente proibidos.
Sinal verde para:
- Carnes magras, fígado;
- Frango, peru não defumado ou chester sem pele;
- Peixes frescos (pescada, merluza, salmão, badejo, linguado, cação;)
- Queijo branco e ricota sem sal, leite e iogurte desnatado;
- Ervas e temperos naturais, molhos caseiros;
- Suco de frutas naturais e frutas in natura.
Sinal vermelho para:
- Queijos amarelos e curados, queijos cremosos, parmesão, roquefort, camembert e provolone;
-Temperos prontos, molhos industrializados, pimenta vermelha, molhos à base de maionese, adoçantes a base sódio;
- Produtos em conserva;
- Bebidas alcoólicas, refrigerantes em geral (inclusive diet/light), milk shake, bebidas energéticas, sucos artificiais;
- Carnes salgadas ou defumadas;
- Embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, salame, etc.);
- Peixes salgados (sardinha, anchova, atum e aliche em lata, bacalhau, defumados, etc.);
- Alimentos industrializados em geral;
- Carne Processadas: Presunto, mortadela, copa, lombo, paio, salsicha, lingüiça, salame, charque, carne seca, carne de sol e outros;
- Margarina e manteiga com sal.
Sua Dieta
Nenhum comentário:
Postar um comentário