5.16.2011

COMO AGIR EM RELACIONAMENTOS IOIÔ

Como agir em relacionamentos ioiô
Especialista explica a razão de tanta instabilidade.

Com certeza, você deve ter alguma proximidade com um relacionamento ioiô, aquele em que os casais vêm e vão por conta dos mais variados motivos. Seja por uma amiga que lhe relata seu romance, por já ter vivido ou, ainda, por estar vivendo, os namoros ioiô estão sempre presentes.
Estes relacionamentos existem por vários motivos: casal que briga demais, que não sabe o que quer, que muda de idéia a toda hora ou que não quer assumir um compromisso. Mas os principais e mais comuns motivos são a imaturidade e a insegurança. Com essas duas características, qualquer discussão vira um drama.
Geralmente, as diferenças são o maior motivo de brigas constantes. Deve ser levado em consideração que na existe o certo e o errado, e que, às vezes, a discussão simplesmente não vai levar a lugar nenhum. Uma boa maneira de agir é tentar se conhecer melhor e não focar na outra pessoa. Muitas vezes tentamos achar respostas no outro, quando, na verdade, elas estão em nós mesmos.
Muitos casais recorrem às terapias para tentar conciliar essas diferenças. A psicanalista Eliane Dominguez conta que sempre dá um exemplo logo na primeira consulta: pense em um elefante. Imagine a figura na sua mente e relate como ela é, o tamanho, cor, formato. Quando peço para me relatarem, ouço que o elefante é cinza, tem o corpo grande, uma tromba, no entanto vejo a cara de surpresa dessas pessoas quando declaro que a minha imagem de elefante é aquele verde, das histórias em quadrinhos.

Eliane diz que após levantar essa questão ela não prolonga a conversa e pede para a pessoa refletir sobre o primeiro assunto. O erro mais comum, segundo a psicanalista, é achar que alguém tem que vencer uma briga. Não se vence algo que só lhe desgasta. Para ela, essas idas e vindas geralmente são decisões impulsivas e brutas, algo emocional e não racional.
Esse tipo de relacionamento traz consigo o sofrimento, além de prejudicar outras esferas de convívio social. Mas, como é sofrendo que aprendemos, podemos evoluir bastante. O  fundamental é se colocar na balança os prós e os contras, ou seja, os motivos para continuar ou terminar a relação. Um relacionamento é um desafio diário, não é fácil, vai muito além de amor. Para a palavra não perder o valor, ambos devem se perguntar o que, de fato, podem fazer para contribuir na relação, e só devem ser feitas promessas que podem ser cumpridas.

Nenhum comentário: