5.20.2011

Quem as mulheres desejam?

Não basta ser rico e bonito. O homem do século XXI precisa de atributos como fidelidade, inteligência, coragem e... talento para fazer massagens nos pés. Tem que ter pegada...
ELE É O CARA
O tipo bom moço de Wagner Moura lhe valeu o primeiro lugar na lista dos famosos mais desejáveis pelas mulheres.
Num passado não muito distante, o marido dos sonhos era um cara honesto, razoavelmente fiel, bom pai e que não deixava faltar nada em casa. A esposa, por sua vez, cumpria o outro lado do acordo social vigente: cuidava dos filhos, preparava o jantar e esperava a volta do amado para casa, com o avental todo sujo de ovo. s Hoje essa Amélia não existe mais. Porém, ao buscar um companheiro, a mulher moderna ainda sonha com algumas qualidades desejadas por suas avós – acrescentadas de uma longa lista de novas exigências.
O instituto de pesquisas da mulher Sophia Mind aplicou uma enquete para saber qual dos homens famosos encarnaria esse sujeito dos sonhos. O ator Wagner Moura obteve o primeiro lugar, com 37,5% dos votos. Fora das telas, Moura é casado e pouco aparece nas revistas de celebridades – muitas de suas aparições, aliás, são flagras de passeios com o filho pequeno. O mesmo instituto de pesquisas ouviu, recentemente, 666 mulheres, casadas e solteiras, sobre as características essenciais do macho perfeito. Fiel, inteligente, atencioso e sincero estão entre os predicados mais citados. A fidelidade, aliás, é a top das virtudes, tanto para as solteiras (35%) quanto para as casadas (34%).
Fica claro, por essas pesquisas, que o homem ideal, modelo século XXI, é um pacote completo, que alia proteção, afeto e satisfação. A antropóloga Mirian Goldenberg acredita, aliás, que a lista de demandas femininas se tornou excessiva. Segundo a pesquisadora, é impossível satisfazê-la. Se há cinco décadas as mulheres queriam apenas segurança e uma família, agora elas querem tudo isso – mais cumplicidade, afinidade intelectual, romance e massagem nos pés. “Elas querem um bonitão bom de cama e, de preferência, fiel”, diz Mirian. Ela pesquisou 835 mulheres e homens para o livro Por que os homens e as mulheres traem, lançado em 2010, e descobriu o homem ideal das brasileiras em 2011: fiel, sincero, honesto, corajoso, alegre e rico – nessa ordem
Parece demais? Pois pode ser ainda pior. Uma pesquisa com estudantes da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, concluiu que o ideal de homem para a maioria das garotas é... Jesus Cristo, seguido por Martin Luther King. Quem disse que os padrões de exigência moral estão caindo?
A beleza dos galãs de novelas, por outro lado, parece não estar na lista de prioridade das mulheres. “Homem bonito? Isso é uma bobagem!”, diz a escritora Danuza Leão, de 76 anos. Para a ex-modelo, socialite e escritora, o padrão de príncipe encantado com barriga tanquinho é totalmente ilusório. “Isso é coisa de gente que vê novela, vai ao cinema e só tem isso como parâmetro”, afirma. Danuza fala com o conhecimento de quem passou por três casamentos e diversos romances, ao longo de uma vida rica agitada. “Jamais tive um namorado gato. Meus maridos foram todos feios, inteligentes e interessantes”, diz.
O ator Eriberto Leão, de 38 anos, galã da novela Insensato coração, descarta a beleza como principal atributo do homem perfeito. Campeão de cartas de telespectadores da TV Globo, ele tem olhos verdes enigmáticos, corpo malhado e oito novelas no currículo. “Um homem que lê e tem opiniões essenciais sobre a vida chama a atenção das mulheres”, afirma. Casado há cinco anos e pai há menos de um mês, ele defende a fidelidade – o mais valorizado dos atributos masculinos, segundo as mulheres. “Ser fiel é uma escolha que dá força na vida”, diz. Eriberto acredita que postura intelectual, caráter sólido e virilidade são as virtudes que definem um homem. “A beleza desaparece na primeira meia hora de conversa”, diz ele.
No livro Histórias íntimas – Sexualidade e erotismo na história do Brasil, que será lançado em abril, a historiadora Mary Lucy del Priore dedica um capítulo à transformação masculina – do tipo “almofadinha” ao perfil “Tarzan”. Mary explica que na fase almofadinha o homem moderno construiu uma masculinidade não mais fundada apenas na coragem e na honra, como no passado, quando era obrigado a pegar em armas para defender seu lar. A versão Tarzan surgiu recentemente, forjada pela exibição corporal masculina na mídia e nas praias. “A masculinidade foi reelaborada em contraste com a feminilidade”, afirma Mary. Isso encerra a transformação masculina? Não exatamente. Tudo sugere que o modelo “macho 2011” exige manter a virilidade e caprichar na aparência, mas incorporando, obrigatoriamente, a ternura. Não vai ser fácil...
 ÉPOCA

Nenhum comentário: