5.16.2011

NÃO DEIXE A SUA MÃO ENVELHECER!

Não deixe a sua mão envelhecer!

Quando o assunto é envelhecer, raramente nos lembramos dos cuidados que devemos ter com as mãos. Confira as dicas de um especialista no assunto!

Com o passar do tempo, começamos a cuidar do rosto para atenuar as rugas, procuramos fazer ginástica para manter as curvas nos lugares certos, pintamos os cabelos para disfarçar os fios brancos, enfim, não poupamos esforços para ficar com a aparência mais jovem e bonita.

Porém, o que muita gente esquece é que as mãos podem ser as grandes vilãs nesta batalha pela beleza. Nelas, os sinais do tempo são visíveis e muito difíceis de esconder. “As mãos envelhecem mais rápido que todas as outras partes do corpo. Isso porque são revestidas por uma pele muito fina e ficam expostas às condições climáticas. Por isso ficam desidratadas, perdem elasticidade e ganham manchas”, explica Dr. Gilvan Alves, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para evitar o problema, os cuidados com esta parte do nosso corpo devem ser diários. “É preciso usar protetor solar com filtro de, no mínimo, fator 15, duas vezes ao dia, além de hidratantes à base de uréia para combater o ressecamento", orienta o dermatologista. Quanto à limpeza da casa, ele alerta: "Outro fator que causa o envelhecimento da região é o manuseio de produtos de limpeza. Usar luvas é fundamental!”.

Para tratar os sinais do tempo, a medicina conta com um considerável arsenal. “Se o objetivo é renovar a pele, uma boa opção é o peeling, que gera a descamação da camada superficial, ou a despigmentação com o uso de ácido retinóico, que ajuda a conferir uma boa textura”, destaca o especialista.

Um outro tratamento de grande eficácia é a luz pulsada. “Este procedimento é feito com feixes de luz que atravessam a pele, clareando as manchas. É excelente, uma vez que também estimula a produção de colágeno", explica Dr. Gilvan. No campo dos procedimentos invasivos, o enxerto de gordura ajuda a rejuvenescer a região, minimizando o aspecto enrugado. Mas, vale lembrar que para resultados seguros, todos os tratamentos devem ser realizados sob orientação médica!

Saiba mais:

O fim das mãos envelhecidas

As mãos estão entre as partes mais importantes de nosso corpo. Isso não só por causa de sua função, responsável por grande parte da evolução humana, mas também como unidade estética de um organismo sujeito ao envelhecimento. Por causa do alto grau de exposição às radiações solares e da negligência dos que se preocupam só com a pele do rosto, as mãos acabam se tornando a parte do corpo que mais envelhece com o passar do tempo.
É só ver a quantidade de mulheres lindas, com o rosto bem cuidado e praticamente sem rugas, que têm as mãos manchadas e enrugadas. Isso é bastante comum a uma população que cuida do corpo como um todo, mas acaba se esquecendo das mãos, expostas o dia todo a radiações solares ultravioletas (UVB), as principais responsáveis por este envelhecimento precoce.
A mão fotoenvelhecida se caracteriza por uma série de alterações, como o ressecamento, uma cor amarelada, a diminuição das secreções glandulares, a redução da elasticidade, presença de rugas e manchas acastanhadas. Mas não é só o sol que é responsável por este envelhecimento. Os produtos químicos, como sabão, detergentes e outros produtos de limpeza agridem a pele e a deixam desidratada.
Como prevenção, é indicado o uso de protetor solar diariamente, luvas de tecido com proteção UV ao dirigir e o uso de luvas de látex ou silicone na hora da limpeza da casa. Mas se você já tem as mãos envelhecidas, não se desespere: existem tratamentos estéticos que melhoram muito a aparência. Exemplos são os peelings químicos, Luz Intensa Pulsada e o laser, preenchimentos com gordura e até cirurgia plástica.
Quase todos os peelings que são feitos no rosto também podem ser feitos nas mãos. O peeling de pasta ATA (ácido tricloroacético), por exemplo, promove a descamação da área e, consequentemente, a renovação celular e o clareamento das mãos. A LIP e o laser, principalmente o fracionado atenuam muito as rugas e manchas, devolvendo viço, textura e jovialidade das mãos. Existem também os preenchimentos temporários específicos para as mãos, que diminuem o aspecto emagrecido e a visualização das veias trazendo jovialidade às mãos.
O ideal é que você consulte um médico especializado para ver qual o tratamento mais indicado para a sua situação e para o seu tipo de pele. Mas não se esqueça que mais importante do que tratar é prevenir.

Nenhum comentário: