5.16.2011

Estimule seu filho a falar bem


Aprender a falar é um processo que acontece ao longo dos primeiros anos de vida. Seu filho precisa ter:

- boa audição,

- perfeitos órgãos fonadores e articuladores: pregas vocais (cordas vocais), boca, língua, bochechas, céu da boca, nariz e dentes, e, ainda,

- adequado desenvolvimento neurológico e emocional.

Além disso, é imprescindível que ele receba estímulos do meio em que vive, pois é a partir dos modelos que você fornece que seu filho adquire hábitos, assimila atitudes e também aprende a falar. Sendo assim, os familiares têm papel muito importante na aquisição e desenvolvimento da fala de uma criança.

Veja o que você pode fazer para estimular a fala de seu filho:

1) Esteja sempre atento à capacidade auditiva da criança e procure tratamento adequado se suspeitar que ela não ouve bem ou tem algum problema no ouvido, inclusive nos casos de otites (inflamações do ouvido) recorrentes.

2) Se seu filho chupa dedo ou usa chupeta/mamadeira, procure eliminar esses hábitos após os dois anos de idade, pois eles podem interferir no desenvolvimento dos ossos que formar a face e no posicionamento dos dentes, interferindo na produção da fala.

3) Converse bastante com seu filho, pois para desenvolver a habilidade de se comunicar ele precia praticar ouvindo e falando. Várias são as atividade envolvendo a comunicação oral: contar histórias, cantar músicas, mostrar lugares e/ou animais durante passeios, falar o nome dos alimentos oferecidos, comentar sobre o que está fazendo ou sentindo, falar sobre coisas que já aconteceram e que vão acontecer, etc.

4) Não insista para que seu filho fale, principalmente na frente de pessoas que ele não conhece. Crie um ambiente agradável para a comunicação, deixando seu filho se sentir à vontade para brincar e falar.

5) As crianças não começam a falar tudo "certinho", portanto, não mostre diretamente seus erros articulatórios, mas também não fique falando do jeito do seu filho. Lembre-se, ele precisa do modelo correto para se desenvolver.

6) É esperado que as crianças falem corretamente todos os sons da nossa língua por volta dos 5 anos de idade. Alterações após essa idade podem causar interferências na alfabetização, como por exemplo, trocas de letras na escrita.

Agora uma dica muito importante, se você tiver qualquer dúvida a respeito da fala de seu filho, procure um fonoaudiólogo.

Nenhum comentário: