5.20.2011

Hormônio do sono em bolos e bolachas

A melatonina virou, nos EUA, ingrediente de bolachas e bolinhos que imitam os efeitos calmantes dos brownies de maconha ""e o fazem legalmente, por enquanto.
Com nomes como Lazy Cakes, Kush Cakes e Lulla Pies, esses produtos são vendidos na internet, em farmácias e tabacarias por até US$ 4 a unidade (R$ 6,50).
Embora a FDA (agência reguladora de remédios e alimentos) não aprove o uso do hormônio do sono em comida, os fabricantes divulgam os bolinhos como uma forma inofensiva de relaxar.
Mas esses doces contêm 8 mg de melatonina por unidade. "Assim, fica difícil de o consumidor ter consciência de que está tomando uma droga", afirma Charles Czeisler, especialista em medicina do sono do Hospital Brigham and Women's, de Harvard.
Segundo David Seres, diretor de nutrição médica do Centro Médico Columbia, os consumidores devem consultar um médicos antes de experimentar esses produtos.
Ele lembra que o hormônio pode interferir na eficácia de remédios como pílulas anticoncepcionais e sedativos.
A toxicóloga Anna Rouse Dulaney afirma que grandes doses de melatonina podem causar um efeito de "ressaca" e até levar a problemas respiratórios.
Médicos temem que o sabor de chocolate incentive o consumo indiscriminado dos doces. "Colocar melatonina em comida é uma péssima ideia".
Folha
Nota "boaspraticasfarmaceuticas": É um verdadeiro absurdo colocar hormônio em alimentos. Estão quebradas todas as regras do bom senso. Imagine se a moda pega, em breve estarão introduzindo ansilioticos e calmantes. E pior que  isto ocorre num pais que tem a mais  importante agencia reguladora do mundo (FDA).    

Nenhum comentário: