5.16.2011

ACNE

Acne - Dúvidas mais freqüentes
1- O que é a acne ?
R: Acne é uma doença de pele inflamatória crônica que compromete áreas com mais quantidade de folículos pilo sebáceos (rosto, dorso, colo, etc.).

2- Como ela se desenvolve ?
R: Ela começa com estimulo à glândula sebácea que produz óleo e entope o folículo. Há também excesso de produção de queratina e crescimento anormal de bactérias.

3- Quais são as suas causas ?
R: As causas não estão totalmente esclarecidas. No caso do adolescente há predisposição genética e início da produção hormonal. Na mulher adulta pode haver distúrbios hormonais, responsável pela acne como tumores e ovário policísticos.

4- Como ela se caracteriza ?
R: A acne se caracteriza por comedões (cravos) espinhas (populos é pústulas) nódulos e cicatrizes espalhadas no rosto, colo e dorso.

5- A acne é uma doença que afeta somente os adolescentes ? Por que ?
R: A acne afeta mais os adolescentes, porque nesta época há início da produção hormonal. Porém ela também pode comprometer mulheres adultas, com ovário policístico ou outros distúrbios hormonais ou qualquer pessoa que trabalha com produtos muito gordurosos.

6- Em que sexo ela ocorre com mais freqüência ? Por que ?
R: Ela ocorre em ambos os sexos com discreto predomínio nos homens.

7- Há predisposição genética para a acne ?
R: Sim.

8- Em que partes do corpo a acne aparece com mais freqüência ? Por que ?
R: Ocorre nas partes do corpo, que tem mais numero de glândulas sebáceas, como rosto, colo, dorso. O motivo é que esta glândula é a principal estrutura interligado a acne.

9- É verdade que alguns medicamentos causam acne?
R: Sim como corticóides e vitamina B.

10- É verdade que alguns cosméticos causam acne ?
R: Sim, aqueles que são gordurosos.

11- Que hábitos podem prevenir o surgimento da acne ?
R: Limpeza. Porém a genética prevalece.

12- A alimentação influencia no surgimento da acne ?
R: Não.

13- Chocolate e alimentos gordurosos causam acne ?
R: Não.

14- O sol colabora para a melhora do quadro da acne ?
R: Em excesso sim.

15- Qual é a melhor forma de uma pessoa que sofre de acne manter a pele limpa ?
R: Limpeza 3x ao dia.

16- A acne tem cura ?
R: Sim.

17- Qual é o tratamento indicado para a acne ?
R: Depende do grau, creme queratoliticos, antibióticos, isotretinoina.

Os Benefícios do tratamento da acne com uso de combinações
A acne é dermatose crônica, comum em adolescentes, caracterizada por lesões inflamatórias, principalmente na face. O papel da genética ainda é incerto, mas a ocorrência severa em gêmeos idênticos é muito alta. O que se sabe é que a causa da acne é certamente multifatorial. É uma doença do folículo pilossebáceo em cuja fisiopatologia interferem vários fatores, como genético, hormonal, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular e aumento da colonização bacteriana pelo Propionibacterium acnes. Ela pode ser classificada genericamente em "acne primária" (vulgar) ou "secundária" (hormonal, cosmética, escoriada, solar). No primeiro caso, trata-se da acne de adolescentes e adultos jovens em que a predisposição genética, estimulada pelo início da produção hormonal, favorece o desenvolvimento das lesões clínicas. No caso da acne secundária, ocorre um processo mais específico, em que determinado elemento, como um corticosteróide ou sol, pode ser o fator causal.
A acne ocorre em todas as etnias, embora com menos intensidade em orientais e negros. Ela é mais grave no homem e dificilmente ocorre em crianças e idosos. Na adolescência essa dermatose chega a comprometer cerca de 80% dos jovens e na fase adulta a prevalência atinge a faixa de 10% de pessoas acometidas.
O diagnóstico é baseado, principalmente, no quadro clínico que se caracteriza pelo polimorfismo. Ocorrem comedões, pápulas, pústulas, nódulos e abscessos localizados na face, ombros e porção superior do tórax. De acordo com o número e tipo de lesões, definem-se as formas da erupção acneiforme.
A acne costuma ser classificada conforme a lesão predominante. A "acne comedoniana" acontece quando a maioria das lesões são comedões. O "nódulo" ou nódulo cístico" acontece quando há predominância de lesões nodulares, císticas e abscessos. Já a conglobata "apresenta" cistos severos e intensos.
Também muito comum, a acne da mulher adulta apresenta algumas características específicas, tais como: menor número de lesões, comedões fechados, localização na região do mento e surtos relacionados à pré- menstruação. Pode ser necessária a dosagem sérica dos andrógenos, como testosterona livre e total, bem como sulfato de dehidroepiandrosterona. Quando houver suspeita de ovário policístico, a dosagem hormonal, e o exame ultra–sonográfico ajudam o diagnóstico. Estabelecendo-se a causa do hiperandrogenismo, a cura pode ser clínica (ovário policístico) ou cirúrgica (tumores).
A acne é classificada como "não inflamatória" quando apresenta somente comedões, sem sinais inflamatórios; ou "inflamatória", que, conforme o número, intensidade e características das lesões, é classificada entre os graus 1 (leve) e 4 (intensa).
A extensão, a duração da inflamação na acne e também sua severidade são determinadas por variações individuais na resposta imune ao Propionibacterium acnes ou a qualquer de seus produtos metabólicos. Muitos casos melhoram espontaneamente, conforme o individuo termina a adolescência e entra na fase dos vinte anos.
O tratamento é baseado no conhecimento de fatores etiopatogênicos, como colonização pelo Propionibacterium acnes, hipersecreção sebácea, inflamação e oclusão do orifício folicular. Os objetivos incluem a melhora do quadro infeccioso e da aparência física, minimização de cicatrizes e prevenção dos efeitos psicológicos adversos.
Os tratamentos são variados e baseados na etiopatogenese da acne. O tratamento ideal está relacionado a resposta individual. A isotretinoína é o único tratamento que induz resultados permanentes, mas em muitos pacientes não é aceita devido aos muitos efeitos colaterais. Outros jeits de se tratar a acne necessitam de períodos prolongados para o controle dos sinais e sintomas.
 Tratamento Tópico
Não há evidências a favor ou contra o uso de esfoliante cutâneos. Alguns trabalhos mostram que limpadores com antibióticos podem ser úteis em casos moderados de acne. Desta forma, como mostra a medicina baseada em evidências, é útil a utilização de sabonetes com antibacterianos. Acnes moderadas são tratadas com substâncias tópicas combinadas com uso de peróxido de benzoíla, antibióticos, ácido azelaico, ácido salicílico entre outros.
O peróxido de benzoíla, usado no tratamento da acne há vinte anos, tem grande poder bactericida. Através de seu efeito antiinflamatório, ele diminui o número e o tamanho das lesões ativas da acne. Ele não desencadeia resistência bacteriana, mas pode causar discreta irritação e dermatite de contato.
 Retinóides tópicos
Não é determinado se os retinóides tópicos causem defeitos nos fetos. Portanto, é melhor evitá-los na gravidez.
O peróxido de benzoíla inativa a tretinoína e, assim, esses dois agentes não podem ser usados simultaneamente. Todos os retinoídes tópicos causam sensibilidade local e devem ser usados à noite e iniciados com concentração mais baixa.
O ácido azeláico mostrou-se efetivo em acne leve a moderadamente inflamatória ou não inflamatória. No entanto, o início da sua ação é lento e pacientes morenos devem ficar atentos a despigmentação.
Os retinóides tópicos, como tretinoína e isotretinoína, agem no defeito da queratinização, diminuindo o sebo e o tamanho da glândula sebácea. Além disso, expulsam os comedões maduros, suprimem o desenvolvimento de novos microcomedões inibem a reação inflamatória e melhoram a penetração de outros agentes ativos. A isotretinoína tem efeitos similares em efetividade àqueles da tretinoína, clareando lesões acnéicas e causando menor irritação.
Os retinóides agem em receptores específicos com vários mecanismos de ação, tais como normalização da proliferação e diferenciação da epiderme; diminuição da liberação de prostaglandinas, leucotrienos e citoqueratinas, inibição da quimiotaxia dos neutrófios, etc.
Os antibióticos tópicos diminuem o crescimento da população de Propionibacterium acnes na superfície cutânea, principalmente na região do folículo pilossebáceo. Eles também reduzem a quantidade de ácidos graxos livres e diminuem a quimiotaxia dos leucócitos, provocando efeitos antiinflamatórios.
O uso de antibióticos tópicos e sistêmicos aumenta a resistência bacteriana. Para evitar esse risco, eles não devem ser usados de forma concomitante e a posologia deve ser seguida de maneira rígida. A associação de antibióticos tópicos com outros ativos, como retinóides, evita o risco de resistência.
 Terapia combinada
A terapia combinada tem como embasamento atacar mais do que um fator implicado na etiopatogênese da acne.
O uso de tretinoína 0,025% com clindamicina 1%, tretinoína 0,05% com eritromicina 2% e isotretinoína 0,05% com eritromicina 2% foi comparado isoladamente com os veículos.
A redução das lesões foi mais eficiente nos grupos tratados com a combinação. A combinação produziu resultados positivos com evidências estatisticamente comprovadas quando comparada a veículos ou substâncias isoladas.
O tratamento com associação de princípios ativos é comum na acne e propicia vários benefícios, como melhor posologia e aderência do paciente, facilidade de uso da medicação a longo prazo e potencialização da ação terapêutica. Estas vantagens devem ser levadas em conta principalmente no tratamento dos adolescentes.
A combinação de substâncias ativas numa mesma medicação depende de alta tecnologia para manter a estabilização e a capacidade de ação. Entretanto, essas associações satisfazem os anseios de eficácia e praticidade, que são exigências do mundo moderno.


Acne - Novos recursos terapêuticos
A acne acontece porque as glândulas sebáceas produzem muito sebo entopem os folículos e iniciam um processo de inflamação e infecção.
Fatores determinantes no aparecimento da acne:
1- Tendência genética
Quem tem pai ou mãe com muita acne deve ficar muito atenta.

2- Época de puberdade e adolescência
Neste caso os hormônios androgênicos começam a ser produzidos e estimulam a produção da glândula sebácea.

3- Alimentos com muito açúcar e industrializados
Muito açúcar eleva o nível de insulina provocando um grau de resistência a mesma e indiretamente produzindo excesso de hormônio feminino.

4- Estresse
No estresse contínuo o cortisol permanece alto e favorece o aumento dos hormônios androgênicos.

5- Cremes e produtos muito oleosos e oclusivos.
Minancora, hypoglos podem favorecer o envelhecimento.

6- Suplementos com anabolizantes.
Eles podem aumentar o nível de hormônios masculinos.

7- Excesso de vitamina B
Pode causar aparecimento de espinhas.
8- Medicamento como antidepressivos e certos antiinflamatórios podem piorar as espinhas.

A acne é tratada com antibióticos e queratolíticos.
A escolha do tratamento vai depender da extensão e intensidade da infecção.
Há alguns anos temos a Isotretinoína que é o primeiro medicamento que pode acabar com a acne pois 85% dos pacientes podem ser curados após 1 ciclo de Isotretinoína.
Esta medicação cujo nome comercial mais conhecido é Roacutan,deve ser receitado pelo médico pois são necessários exames de sangue e também no caso das mulheres cuidados com a gravidez.

Terapia Fotodinâmica
Hoje uma nova era possibilita outras opções para curar o paciente com acne.
Isto é muito interessante e favorece o tratamento de pessoas que não podem tomar Isotretinoína por via oral.
Neste caso usamos um produto fotosensibilizante na pele e deixamos por volta de uma hora.
Este produto penetra na pele,e identifica-se com a glândula sebácea. Na interação da glândula sebácea com este medicamento, formam-se porfírinas que são como luzinhas que iluminam a glândula sebácea.
Em seguida é utilizada uma luz que reconhece estas luzinhas como laser, luz intensa pulsada ou luzes vermelhas e azuis.
A energia emitida pela luz agride as glândulas sebáceas provocando a destruição das mesmas.
O processo dura cerca de 2 horas sendo 1 hora para permanecer com o produto e 1 hora para aplicar a luz.
A pele fica dolorida e avermelhada, por 24 horas após o procedimento.
Isto ocorre porque o produto fotosensibilizante deixa a pele sensível por cerca de 24 horas, período no qual o rigor com a proteção ao sol deve ser total.
Após a aplicação a pele pode descamar durante 2 dias.
As lesões mais inflamadas (pústulas secam e desaparecem).
São necessárias entre 4- 6 sessões para um tratamento completo com intervalo de 15 a 30 dias entre uma e outra.
A textura e eventual flacidez da pele assim como vasos superficiais e manchas também podem melhorar.
Trata-se de um recurso inovador além de seguro e eficaz.

Fonte:
 

Nenhum comentário: