5.16.2011

Novos diretores na Anvisa



O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quarta-feira (11/5), para dar posse ao novo diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Brás Aparecido Barbano, e ao novo diretor, Jaime César de Moura Oliveira. A cerimônia de posse foi realizada no auditório da Agência, em Brasília.
“Nos últimos anos, o Brasil tem passado por uma série de transformações. Redução das desigualdades sociais, mudanças no padrão de ocupação das cidades e nos padrões produtivos são algumas dessas”, afirmou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Nesse novo contexto, a Anvisa assume papel fundamental e precisa se aprimorar continuamente para atender à missão de proteção da saúde dessa sociedade que assume novos hábitos de consumo e estilo de vida”, destacou.
Após a assinatura do termo de posse, o diretor-presidente, Dirceu Barbano, agradeceu a confiança da Presidenta Dilma Roussef ao nomeá-lo e se comprometeu a empreender uma gestão responsável na Agência.
“Precisamos exercitar a ousadia e radicalizar o processo de descentralização da Vigilância Sanitária no país. Isso é essencial para que nossa intervenção seja consistente”, afirmou Barbano.
Formado em Ciências Farmacêuticas, na modalidade Farmácia Industrial, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Barbano iniciou seu primeiro mandato como diretor da Agência em outubro de 2008.  Antes de aceitar o convite para a diretoria da Anvisa, foi o coordenador geral do Programa Farmácia Popular do Brasil. 
Em seu discurso de posse, o diretor Jaime César Oliveira, destacou o papel central da Anvisa na condução de políticas públicas na área da saúde e ressaltou a importância da integração das ações da Agência com as diretrizes de governo.
“É fundamental que as decisões da Agência sejam baseadas no risco sanitário e pactuadas com todos os entes da federação”, afirmou o diretor. Oliveira assumiu, também, o compromisso de investir na melhoria da qualidade do ambiente de trabalho na Anvisa:  “A cultura organizacional da Agência precisa ser orientada para resultados, mas a dedicação e mérito dos servidores deve ser valorizado”.
Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Oliveira é especialista em Direito Ambiental pelas faculdades de Saúde Pública e Direito da USP. Antes de assumir 
a diretoria na Anvisa, foi Subchefe-Adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.
Fonte Anvisa

Nenhum comentário: