5.16.2011

Cabelo bonito todo dia!


O sonho de toda a mulher é acordar com as madeixas impecáveis. Porém, na prática, a coisa não funciona bem assim. Algumas vezes os fios ficam tão rebeldes que a única solução que conseguimos pensar é se trancar em casa e não deixar ninguém ver o tamanho do estrago. mas calma lá, nada de radicalismos! Levantamos 30 dicas espertas capazes de garantir um cabelo bonito todo dia!



1 – Aposte nos grampos
Nem só de cosméticos se compõe um bom nécessaire: carregue sempre alguns grampos. Como esses acessórios são fáceis de perder e o penteado pode precisar de retoques durante o dia, ter uma pequena reserva faz toda a diferença. Além disso, nunca se sabe quando você poderá receber um convite irrecusável para logo depois do expediente. Aí, basta ir até o espelho mais próximo e dar aquela turbinada no visual antes de sair.
2 – Maciez certa
Para exibir uma cabeleira mais sedosa e macia, anote o truque: pingue 3 gotas de óleo essencial de calêndula no frasco do condicionador. Você vai notar a diferença rapidinho!
3 – Xô, oleosidade
Seus cabelos estão com aquele aspecto oleoso, que derruba qualquer visual, e não dá tempo de lavar antes o próximo compromisso? “Aplique um pouco de talco sobre a raiz”, ensina Branca Di Lorenzo, hair stylist do salão Crystal Hair (RJ). O produto absorve parte da oleosidade e disfarça bem o problema.
4 – Cachos controlados
Pentear os cabelos cacheados depois de secos deixa-os ainda mais armados e difíceis de domar. Por isso, desembarace-os enquanto estiverem molhados, sempre utilizando pentes de madeira com dentes largos. Uma boa opção é fazer isso durante o banho, logo após a aplicação do condicionador, quando os fios estão mais maleáveis.
5 – Cabelo seco
Evite dormir com os cabelos molhados. Além de abafar o couro cabeludo e favorecer a incidência de irritações, esse mau hábito deixa as mechas amassadas e com ar de descuido.
6 – Liso por inteiro
Após a finalização do brushing, borrife um pouco de spray fixador na escova e penteie o cabelo da raiz às pontas. Além de prolongar o efeito liso, o truque combate os fiozinhos arrepiados.
7 – O fim do frizz
Quanto mais você penteia, mais aqueles fios rebeldes, conhecidos como frizz, saltam da sua cabeleira? Aposte no silicone! Basta aplicar um pouco do produto nas mãos, esfregá-las até aquecer e aplicar sobre a extensão das madeixas, de cima para baixo, fazendo um pouquinho de pressão para selar a cutícula.
8 – Movimento nota 10
Cabelos lisos podem ganhar ondas charmosas em poucos minutos. Divida os cabelos molhados em mechas médias e torça-as da raiz às pontas. Então, seque esses rolinhos com o secador e, depois, solte os fios suavemente, com os dedos. O resultado fica natural e cheio de movimento.
9 – Rabinho prático
O rabo de cavalo nunca sai de moda. Além disso, é um penteado superdemocrático: dá para conseguir efeitos que vão do visual clássico ao rock´n roll. Por isso, pode investir! E quem tem cabelos curtos não precisa ficar de fora. Basta utilizar um aplique.
10 – Cheirinho bom
Se você é fumante ou convive com pessoas que têm esse vício sabe que o cigarro deixa um cheiro desagradável impregnado nos fios. Mesmo quem está sem tempo para a lavagem pode dar um jeitinho no problema, com a ajuda de sprays capilares que extraem odores. É só espirrar um pouco do produto, desde a raiz até as pontas.
11 – Fios sem quebras
Essa é para quem está com os fios quebradiços e gosta de recorrer às soluções naturais. Prepare uma panela de chá de alecrim e aplique sobre os cabelos, sem enxaguá-los depois. A erva possui substâncias que ajudam na recuperação dos folículos capilares, deixando-os mais resistentes.
12 – Fim da secura
Anote aí uma receita poderosa que promete revitalizar os cabelos secos e danificados. “Misture 1 copo de iogurte natural, 2 colheres (sopa) de mel e 1 colher (chá) de óleo de amêndoas. Aplique o creme sobre os fios, deixe agir por 20 minutos e enxague. Para potencializar o efeito sugiro o uso da touca térmica”, orienta a hair stylist Sonia Nesi (RJ).
13 – Cor nova
Vai mudar a cor dos cabelos em casa? Prefira o tonalizante à tintura. Como o efeito do produto é mais sutil, as chances de radicalizar demais e ter que aturar uma cor que não combina muito com você são reduzidas.
14 – Sem arrepios
Escovas com cerdas naturais e pentes de madeiras são excelentes aliados no combate ao frizz. É que esses materiais reduzem a eletricidade presente nos fios, deixando-os mais comportados.
15 – Brushing que dura
Está com os cabelos escovados e não quer estragar o efeito durante o banho? Então, nada de usar a toca de plástico, que causa abafamento, deixando-o mais propenso à ondular de novo. O melhor é envolver as mechas com uma toalha, sem apertá-las demais.
16 – Hidratação na medida
Cuidados em excesso também podem comprometer a beleza dos cabelos. Exemplo disso são as máscaras de hidratação (caseiras ou industrializadas) que, se administradas de forma exagerada, deixam os fios pesados e oleosos. Para não errar na mão, aplique pouco e espalhe bem o produto, massageando cada mecha. Outro dica é evitar a aplicação direto na raiz. Dê uma folga de mais ou menos três dedos.
17 – Força garantida
Caminhar ao ar livre com os cabelos molhados pode favorecer a quebra. É que a umidade faz com que os fios absorvam mais a poluição, deixando-os enfraquecidos. Melhor não abusar…
18 – Dupla lavagem
Já reparou que nos salões a lavagem com xampu é feita duas vezes? É incrível, mas logo em seguida os cabelos já parecem mais bonitos. Acontece que na primeira lavagem, o produto se encarrega de retirar as impurezas dos fios e do couro cabeludo. Na segunda, com a cabeleira limpa, ele penetra melhor e os ativos presentes em sua fórmula agem mais profundamente. Vale repetir a dobradinha também em casa!
 
19 – Cabelão instantâneo
Para fugir das madeixas sem volume, o segredo está na hora da secagem. Curve o corpo e jogue a cabeça e os cabelos para frente. Agora, com o auxílio do secador, retire a umidade dos fios começando pela nuca e seguindo em direção às pontas. Ajeite as madeixas no formato desejado com a ajuda de uma escova.

 

20 – Acessórios poderosos
Cabelos cacheados também ficam lindos com acessórios. Valem fivelas, presilhas estilizadas, tiara… A dica é escolher opções maiores, que não fiquem apagadas em meio ao volume. Ah, e não esqueça das faixas e lenços! Eles ajudam a domar a cabeleira e dão um toque de cor ao visual.
21 – Franja perfeita
Para dar movimento à franja, basta enrolá-la para cima com o auxílio de um bobe médio por 10 minutinhos. “O bobe ajuda a levantar a raiz e dá um caimento mais bonito”, garante Juliana de Oliveira Gomes, cabeleireira da Maison Payot (SP).
22 – Curtinho fashion
Engana-se quem pensa que não dá para variar os penteados dos cabelos curtos. Se esse é o seu caso, experimente fazer um baby-liss nas madeixas e prender a franja com uma presilha delicada. “Fica bem moderno e jovial”, diz a cabeleireira Helida Casanova, do Planet Hair (SP).
23 – Piastra na mira
Nos cabelos lisos, o corte desfiado pede balanço e pontas bem marcadas. Para alcançar esse resultado, o primeiro passo é uma escova bem feita, seguida da aplicação da chapinha. Mas não adianta passá-la de forma reta: o truque é dar uma leve encurvada para dentro, em direção ao rosto, para evitar o visual chapado demais.
24 – Arsenal poderoso
Quem gosta de apresentar penteados variados, precisa contar com um bom arsenal de escovas. Os modelos em formato de raquete são ideais para pentear e desembaraçar os fios, secos ou molhados. Já as escovas redondas são melhores para dar forma ao cabelo, sendo as de maior diâmetro indicadas para dar movimento e volume e as mais fininhas para alisar.
25 – Cabeça fria
Sempre que possível, ou seja, assim que o inverno der uma trégua, faça o último enxágue das melenas com água fria. Ela promove o fechamento das cutículas e confere luminosidade imediata!
26 – Ton sur ton
As mechas e luzes estão em alta, mesmo agora no inverno. “Elas conferem charme, além de diminuir o efeito monocromático tão comum da estação”, afirma o cabeleireiro Rodolfo Caetano, do salão Yes (SP). Os tons que prometem bombar são os acobreados, o chocolate e dourados. Para as menos ousadas, escolher uma coloração dois tons abaixo da cor natural dos cabelos já oferece bons resultados, criando suaves pontos nas madeixas.
27 – Cor sempre boa
Cabelos tingidos exigem retoques periódicos. Mas dá sim para preservá-los bonitos por mais tempo, com a ajuda de xampu e condicionador específicos para cabelos coloridos ou com mechas. Eles têm ação suave e evitam o desbotamento prematuro da cor.
28 – Longe do verde
Algumas substâncias presentes nos cosméticos, a mistura de tinturas e até a exposição solar também podem deixar o loiro esverdeado. Para contorná-lo, molhe os cabelos com leite e deixe agir por uns 20 minutinhos. Depois, é só enxaguar. Repita o procedimento por alguns dias, se necessário.
29 – Coque esperto
Nos dias em que acordar e o cabelo estiver totalmente sem graça, enrole-o em um coque, borrife um pouco de spray fixador e aqueça os fios com o jato quente do secador por 30 segundos. Em seguida, solte o birote e penteie os fios com as mãos.
 
30 – Brilho extra
Para cabelos mais bonitos e cheios de brilho, a receita é simples. No último enxague, use 1 litro de água com duas colheres de sopa de vinagre de maçã, que tem efeito antioxidante, equilibra o ph natural dos fios e age no selamento da cutícula. Se o cheiro lhe incomodar, é só adicionar à água algumas gotinhas de lavanda.
Por Patrícia Affonso

Passo a passo

Conheça os seis passos da técnica certa, os produtos eficientes e os secadores poderosos para alisar os cabelos em casa e dar brilho aos fios.

1 Aplique leave-in no cabelo molhado. “Se usar musse, passe a quantidade equivalente ao tamanho de uma noz. Se for fluido, ao de duas moedas de 50 centavos”,

2 Separe os cabelos em seis feixes: dois na nuca, um em cada lateral, um no alto e um na frente da cabeça.

3 Comece pelo feixe mais baixo da nuca. Divida-o em quatro mechas e trabalhe cada uma delas, garantindo que o ar quente penetre entre os fios. Continue em direção ao topo e depois alise as laterais e a frente.

4 A escova deve ter um diâmetro médio. Dê preferência a cerdas naturais se os fios forem finos. Cacheados ou mais cheios devem usar cerdas mistas, que agarram melhor os fios.

5 “Ao posicionar a escova sob a mecha, você dará mais volume. Se, ao contrário, deslizar a escova por cima dos fios, vai deixar o cabelo mais baixo”, .

6 Caso queira um acabamento extraliso, estique a raiz durante a modelagem. “Para um efeito ondulado, divida o cabelo depois da escova em dois feixes e torça-os, fazendo dois coques laterais”,  “Deixe preso até esfriar completamente e então solte os fios.”
Por Mariana Osone

Leia também

Nenhum comentário: