8.24.2011

Laparoscopia pode ser mais eficiente para tratar apendicite

Medicina

Pesquisa aponta que procedimento tem melhor pós-operatório e é mais barato

Apendicite: a condição é causada pela inflamação da bolsa em forma de verme que sai da primeira porção do intestino grosso (à esq.) Apendicite: a condição é causada pela inflamação da bolsa em forma de verme que sai da primeira porção do intestino grosso (à esq.) (Thinkstock)
A laparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva, pode ser mais eficiente e barata no tratamento da apendicite. É o que indica pesquisa publicada no Annals of Surgery, segundo a qual o procedimento poderia significar uma economia de milhares de dólares e ainda proporcionar um pós-operatório com menos dor ao paciente.
A apendicite se caracteriza por uma inflamação na bolsa em forma de verme que sai da primeira porção do intestino grosso. Em alguns casos, a inflamação se restringe ao órgão, mas, em outros, pode causar a ruptura dessa bolsa. A condição é causada normalmente por um pequeno bloco de fezes endurecido que obstrui o apêndice ou por uma inflamação no tecido linfático da estrutura.
No tratamento feito com a laparoscopia, o cirurgião realiza incisões pequenas no abdome. Em seguida, é inserida uma câmera por meio da qual ele filma o que está sendo operado. No procedimento tradicional, a operação é feita com a abertura do abdome, que deve ser grande o suficiente para que o médico consiga olhar diretamente para o órgão.
Custos – Durante o estudo, foram analisadas 40.337 cirurgias realizadas em adultos em dezenas de centros médicos acadêmicos. Para casos de apendicite sem complicação, onde o apêndice ainda estava intacto, os dois procedimentos tiveram o mesmo custo médico: cerca de 7.800 dólares. Pacientes que fizeram laparoscopia tiveram menores taxas de óbito (0,07% frente a 0,17%), menos readmissões e estadia um pouco menor no hospital.
Quando o apêndice havia estourado, entretanto, a cirurgia aberta foi um pouco mais cara. Em média, ela custou 17.594 dólares, frente a 12.125 dólares da laparoscopia. Uma vez mais, os pacientes que fizeram laparoscopia se saíram muito melhor do que aqueles que tiveram o procedimento aberto.
les que tiveram o procedimento aberto.
Folha

Nenhum comentário: