8.26.2011

xampu com sal

SAL NÃO É PREJUDICIAL PARA O CABELO

Sal não é prejudicial para o cabelo
Segundo cosmetólogo, o sal não pode ser tratado como um agente isolado. Leiam!

Xampu com sal não pode. Dez entre nove mulheres já ouviram esta frase, no entanto, parece que esta afirmação a respeito do cloreto de sódio não é verdade. Um estudo realizado, recentemente, por pesquisadores de instituições renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pode dar fim a essa polêmica que mexe com os especialistas. O estudo concluiu que, nesta história, o sal não é vilão.
De acordo com o cosmetólogo Maurício Pupo, já foram realizados dois testes a respeito do uso do sal. O primeiro foi feito para ver se o uso de xampu com sal torna o cabelo mais difícil de ser penteado em comparação com cabelos tratados com xampu sem sal. Já o segundo teste avaliou vários outros atributos como brilho, maciez, flexibilidade, dentre outros.
“Três tipos de cabelos foram penteados para comparar a resistência ao pentear, mas não foram observadas diferenças entre os cabelos lavados com xampu comum e os com xampu sem sal. Um detalhe importante é que os testes foram feitos em cabelos virgens, descoloridos e quimicamente tratados que, em geral, são cabelos mais danificados e vulneráveis”, explica Pupo.
Ainda de acordo com o diretor da IPUPO Consult - consultoria especializada no desenvolvimento de cosméticos e nutricosméticos para o mercado brasileiro - no segundo teste foram selecionadas três voluntárias com cabelos longos e quimicamente alisados. Seus cabelos foram repartidos ao meio e cada lado foi tratado com um tipo de xampu, sem sal ou com sal.
Após a utilização do xampu, foi aplicado condicionador e, na sequência, os cabelos foram secos e, para finalizar, foi feita uma escova. Foram analisados os atributos facilidade de desembaraçar, facilidade para pentear, facilidade de deslizamento, flexibilidade, estática, maciez, volume e brilho. Com as notas obtidas, foi calculada a pontuação média de todos os quesitos e, novamente, comprovou-se que não houve diferença considerável entre os xampus.
“De acordo com os todos os resultados obtidos nas duas pesquisas, não há nenhuma comprovação de qualquer efeito prejudicial do xampu com sal sobre os cabelos. Portanto, o sal está completamente inocentado das acusações que vem recebendo”, afirmou o especialista.
O mito do sal
As dúvidas sobre o uso do sal ou não em xampus surgiram a partir da associação que os consumidores têm da água salgada do mar como sendo prejudicial aos cabelos. Segundo Maurício Pupo, o sal não pode ser tratado como um agente isolado, pois há outros fatores interferindo como a radiação solar, a qualidade e quantidade do sal, e outras substâncias também presentes na água do mar como materiais em decomposição, por exemplo.
“O sal utilizado na cosmetologia é exatamente a mesma substância usada na culinária. Quando consumido nas dosagens corretas, ele é essencial para a saúde dos seres humanos e animais. O sal, inclusive, é um produto compatível com a pele, uma vez que ela produz e secreta diariamente grande quantidade através do suor para manter o manto natural de hidratação”,

Nenhum comentário: