8.25.2011

Nasce 1º bebê do Brasil com técnica nova de fertilização

 

Cápsula biológica é inserida no útero com óvulo e espermatozoide




Rio - O primeiro bebê brasileiro gerado a partir de uma técnica inédita de fertilização nasceu terça-feira, no município de Campos, Norte Fluminense. O programa, oferecido pela prefeitura por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), permitiu que Cláudia de Souza da Hora, 38 anos, se submetesse ao procedimento gratuitamente. Pela técnica francesa, chamada Invo, a fecundação não se dá na proveta (em laboratório), mas dentro do próprio corpo da mulher — o que faz com que o processo seja considerado mais simples e natural.

“Não se faz necessário levar o óvulo e o espermatozoide para o laboratório. Toda a interação entre os dois é feita no corpo da mulher, através de um dispositivo biológico introduzido no útero, que mantém as condições do corpo humano, tanto em temperatura quanto em nutrientes para o desenvolvimento do embrião”, explicou o coordenador do Hospital Álvaro Alvim, Francisco Augusto Colucci.

A cápsula fica no organismo da mulher por tês dias, com óvulos e espermatozoides em seu interior. Depois da fecundação, o embrião é retirado da cápsula e transferido para o útero.

Resultado em um ano

A filha de Cláudia, Maria Vitória, nasceu com quase três quilos. A mãe da menina estava tentando engravidar havia 13 anos. O tratamento durou apenas 12 meses. “Estou muito feliz. Ela é linda e trouxe muita alegria para minha vida. Achei que fosse demorar, mas foi tudo muito rápido”, disse Claudia.
Em setembro, mais um bebê vai nascer em Campos também com o método. E outros 296 casais beneficiados com o tratamento também aguardam ansiosos pelo nascimento de seus bebês.
O dia

Nenhum comentário: