8.24.2011

Representante da ONU estará presente no ENIFarMed 2011

 O Encontro Nacional de Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed), que está em sua quinta edição, continua crescendo e triplicando o número de participantes frente ao primeiro encontro. O evento está consolidado como o fórum de articulação entre as empresas de toda a cadeia de inovação e de produção com agências de fomento, propriedade industrial e regulação, em conjunto e com o apoio da comunidade acadêmica.

O 5º ENIFarMed contará com a presença de quatro profissionais internacionais, iniciando com a participação de Steffi Friedrichs, diretora geral da Associação das Indústrias de Nanotecnologia (NIA). A Associação é a única em nanotecnologia com foco no mercado de indústrias, com empresas cadastradas nos Estados Unidos e na Bélgica. Friedrichs desenvolve estratégias de negócios e políticas da empresa e já deu início a vários programas de apoio ao desenvolvimento contínuo das nanotecnologias e participou de debates e painéis para o engajamento de cidadãos.
Outra presença no ENIFarMed deste ano é a do diretor de execução e apoio técnico na secretaria da convenção da ONU sobre diversidade biológica, Ravi Sharma. Atualmente, Sharma implementa programas nacionais de adaptação de projetos de ação em 15 países em desenvolvimento. O 5º ENIFarMed abrirá espaço para uma abordagem sobre o Protocolo de Nagoya, que representa um importante passo para a conservação da biodiversidade no plano global e a luta contra a biopirataria, com especial relevância para países como o Brasil, detentores de alta diversidade biológica.
O papel de Sharma nessa discussão é evidenciar o impacto do Protocolo no desenvolvimento e relações de fornecimento do mercado farmacêutico. Além disso, trará a visão política e as perspectivas de regulamentação do Protocolo que garante a proteção internacional do patrimônio biológico, que só poderá ser explorado por estrangeiros com autorização e pagamento de royalties.
Além da presença de Steffi Friedrichs e Ravi Sharma, o encontro terá Jean-Pierre Paccaud, diretor de desenvolvimento de negócios da DNDi (Suíça) e responsável pela identificação de oportunidades, estrutura de contrato, negociações e gestão de alianças. Antes de se juntar à DNDi, atuou como chefe de desenvolvimento de negócios para produtos de pesquisa e desenvolvimento da OM Pharma. Paccaud também fundou e liderou a empresa Athelas SA, que opera no domínio da descoberta de medicamentos anti-bacterianos, até sua fusão com a Merlion Pharmaceuticals e vai participar do painel sobre doenças negligenciadas, intitulada "O caráter articulador das PDPs".
Juntamente com Jean Pierre, Mel Spigelman também participará da mesa sobre doenças negligenciadas. Mel é, desde 2009, presidente e diretor executivo da Aliança Global para o Desenvolvimento da Tuberculose (TB Alliance). Especialista conceituado na pesquisa de drogas nacionais e internacionais e desenvolvimento, Spigelman foi gestor de P&D na Knoll Pharmaceuticals (uma divisão da BASF Pharma) por uma década.
A coordenadora do IPD-Farma, Mariana Sandroni, explica que "a presença dos palestrantes internacionais trarão ao encontro uma visão diferente da dos outros anos. Os quatro participantes são muito importantes no meio em que atuam e isso dará uma ótima perspectiva do cenário global em cada mesa".

O 5º ENIFarMed é mais uma realização do IPD-Farma, com correalização da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) e Associação Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC).



(Fonte: Abifina - 23/08/2011)
º ENIFarMed

CLIQUE AQUI E VEJA O PROGRAMA

Click here to see the English version of the programme

O  ENIFarMed é um fórum privilegiado para debater e definir a agenda nacional de inovação no setor de fármacos e medicamentos.
O 5º ENIFarMed vai ser realizado de 29 a 31 de agosto de 2011 no mesmo local onde vem sendo organizado com muito sucesso e evidente evolução desde sua segunda edição: Centro de Convenções Rebouças (CCR) Fundação Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, pois o local apresenta facilidade de acesso.
O público-alvo perpassa estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores, representantes de órgãos governamentais como MS, MDIC, MCT, ANVISA, INPI, CMED, FINEP, BNDES, dentre vários outros, além de profissionais de toda a cadeia produtiva do setor de fármacos e medicamentos. Para esta 5ª edição, estima-se que o Encontro envolverá ao menos 400 pessoas!
A programação do 5º ENIFarMed vai evidenciar a garantia estratégica que o Complexo Industrial da Saúde (CIS) oferece no acesso a medicamentos, além de trazer vários palestrantes estrangeiros para apoiar o debate frente ao cenário mundial.
Os participantes poderão se associar gratuitamente ao IPD-Farma no ato de sua inscrição no 5º ENIFarMed e receber os benefícios de associado individual imediatamente.
Como novidade, no programa consta uma Sessão para Pôsteres sem atividades em paralelo, que será precedida pela Premiação Reconhecimento Técnico, em que trabalhos com foco no mercado e relevância social serão selecionados para apresentação oral por parte do autor.
Concomitante ao Encontro, será realizada a 3ª Expo-FarMed, feira que auxilia na prospecção de negócios e no networking.
A cada edição, o ENIFarMed recebe o apoio de maior número de parceiros. Participe e aumente sua visibilidade tornando-se patrocinador do Encontro. Vamos trocar experiências e debater estratégias para viabilizarmos a existência de empresas inovadoras e de toda a cadeia de inovação.
Acompanhe as novidades do 5º ENIFarMed através dos Boletins ENIFarMed, disponíveis para download.

Encaminhe suas dúvidas sobre a programação para : mariana.sandroni@ipd-farma.org.br .

Nenhum comentário: