7.22.2013

O médico que achou pouco

Em entrevista à Folha de São Paulo, publicada em 18/07/2013, o médico urologista Dr. Cesar Camara disse que desistiu de participar do programa Mais Médicos, alegando que o programa não paga 13º, nem férias e FGTS, apenas oferece ajuda de custo para alimentação e moradia, além de um salário de R$10.000,00. O Dr. Camara, que fez pouco caso da oferta de trabalho no interior, é médico assistente da equipe do renomado prof. Miguel Srougi (inimigo do Programa), urologista do Hospital das Clinicas da USP e médico do Hospital Sírio-Libanês. O Dr. Camara também atende em seu consultório particular na Vila Nova Conceição, um bairro da elite paulistana. Eu acho que ele faz muito bem em não aceitar, porque o governo não pretende desqualificar o corpo médico dos melhores hospitais do país, que devem pagar fortunas aos médicos que atendem os mais exclusivos convênios nas grandes cidades. Abaixo, um trecho da entrevista concedida ao jornal:
"Não há direito algum. Fica complicado aceitar um trabalho nessas condições", disse ao jornal o urologista Cesar Camara, de São Paulo, que fez a inscrição e desistiu de efetivá-la. Na quarta-feira, o Ministério da Saúde anunciou que o número de inscritos no Mais Médicos supera a quantidade de vagas oferecidas: 11.701 médicos (2.335 com diploma do exterior) haviam feito a inscrição pela internet, enquanto o programa oferece 10,4 mil vagas. O ministério disse que está fazendo um "pente-fino" com a ajuda da Polícia Federal para avaliar o real interesse de cada médico.”
Jussara Seixas

Comentários :

O nome desse ato é sabotagem. Se o médico está bem empregado e ganhando rios de dinheiro perto de casa, da família, no bairro em que mora ótimo! Há muito tempo a medicina deixou de ser um sacerdócio. Na área de tecnologia e engenharia a coisa mais comum é encontrar profissionais de outros países atuando no Brasil e ninguém faz essa presepada que a corporação médica faz! Não é questão de concorrência é questão de vida e saúde! É um programa livre, vai quem quer! Sobrando vagas... entram os médicos estrangeiros. Infelizmente é mais uma maneira de sabotar o governo.
 
É deplorável esse almofadinha dar testemunho de estupidez com tamanha clareza. Esse cara é médico! Ele é a negação da profissão que exerce. Tem esse indivíduo, como cidadão, o direito de fazer ou não fazer o que bem lhe entender. Entretanto, o infeliz é de bofes tão enviesados que é um combatente contra o objeto da sua profissão, a Vida.

A classe médica está muito bem representada com os atos e práticas desse Cesar Câmara? O cara é indigno da profissão que abraçou e indigente de caráter.

Milhares de médicos não terão interesse no programa Mais Médicos, mas isso não os tornam indigente de caráter.
Citar
 
 
Ir pros "rincões" desse país, assinando um contrato que finaliza em 3 anos, podendo ser estendido por mais 3, sem direito trabalhista nenhum, contando com uma estrutura miserável e correndo o risco de passar de "DEUS", segundo o comentário #1, a Diabo, por não conseguir tirar a morte da porta da casa dos moradores... Quero saber quem arriscaria a pele assim!! Infelizmente o que ocorre é que alguma proporção da população - cada vez menor - deposita nas mãos do médico uma responsabilidad e que é do governo. ACORDA BRASIL!!!!!!
 
Essa figura que fez esse comentário ai de cima nunca ouviu falar no "programa médico sem fronteira" onde os médicos vivem de doações e nas condições mais insalubres do mundo.
 
por que o governo não oferece um programa de valorização do profissional de enfermagem, da odontologia e dos técnicos em enfermagem que atendem na atenção básica, aqui no nordeste ganham rendimentos baixíssimos, por que o governo federal não usa o princípio da equidade do SUS pára executar esse projeto, por que não se cria uma estabilidade profissional na área da saúde, fora muitas outras coisas ao invés desse discurso perseguitório e ditatorial
 
não há nada de elitista nessa discussão, sou filho de agricultores, passei em uma faculdade pública brasileira sem nenhum programa de ajuda, exceto por uma bolsa do CNPq que conquistei por mérito junto ao docente e estou há três anos trabalhando como médico do PSF num município cearense que se encontra entre os dez mais baixo IDH do estado e nesse período não vi nenhuma ação do governo Dilma para minha valorização assim como muitos de meus colegas que estão no interior, não tenho férias, não tenho 13°, nem FGTS e desconfio muito que não haja repasse do meu INSS que é retido mensalmente, fora o contrato que não te dá nenhuma segurança jurídica, só pra ter idéia colega meu de turma foi demitido de Itapipoca após os resultados do pleito de 2013 e ficou sem receber seus honorários. Concordo que há ausência de médicos, mas falta muito mais para a gente exercer a medicina de forma digna e honesta
 

Infelizmente, a elite brasileira se esquece que o Brasil não se resume às grandes capitais. O Brasil pertence a todos os brasileiros e, portanto, todos devem ser assistidos pelos governos ainda que vivam nos sertões mais longínquos. Todos merecem respeito e assistência. Quanto à alegada "estrutura" é lógico que seja necessária, mas isto não invalida a presença de médicos profissionais humanos e cidadãos. Naqueles recantos esquecidos pela sociedade elitista um médico é quase um DEUS!

Nenhum comentário: