7.22.2013

Delícias e agruras do primeiro apê

Dicas para quem acaba de sair de casa

Karine Tavares



Na casa da jornalista Josy Fischberg, uma das autoras do blog Apezinho, os ladrilhos hidráulicos continuam na sala e cozinha criando unidade entre os ambientes
Foto: Divulgação

Na casa da jornalista Josy Fischberg, uma das autoras do blog Apezinho, os ladrilhos hidráulicos continuam na sala e cozinha criando unidade entre os ambientes Divulgação
RIO - Ter o primeiro canto para chamar de seu costuma ser um momento de realização, felicidade e descobertas. Mas junto com o primeiro apê vêm as dificuldades com o orçamento, a adaptação com a rotina de cuidar sozinho da casa, das compras, das roupas, da limpeza e os novos vizinhos, nem sempre bons companheiros. São tantas novidades ao mesmo tempo, que o morador de primeira locação, não raro, recorre a única pessoa capaz de salvar essas situações: a mãe!
E foi por querer ajudar as filhas, de 23 e 19 anos, que a jornalista Daniela Pereira criou o projeto do Apezinho, um site com dicas para quem está prestes a sair de casa, acabou de sair ou, como ela, já tem seu canto próprio há um tempão, mas ainda não domina todas as artes de uma dona de casa. No caso de Daniela, a deficiência, ela confessa, está na cozinha. O fogão está longe de ser seu melhor companheiro e vendo se aproximar a hora das filhas partirem em voo solo, ela quis pensar numa maneira de ajudá-las a aprender o que ela não conseguiu ensinar.
— A gente sai de casa muito ingênuo, sem saber conduzir as coisas. O projeto nasceu muito desse desejo de ensinar para elas, e outras pessoas que estivessem nessa fase, a se virar — conta Daniela, que embarcou no blog junto com as filhas Fernanda e Gabriela e outros três amigos: a jornalista Josy Fischberg, a designer Bianca Rocker e o desenvolvedor Raphael Reis.
Em dois meses e meio no ar, o site já teve mais de 33 mil visitantes únicos, número considerável para um blog que vem ganhando adeptos só no boca a boca. As dicas dadas pelos seis, e por colaboradores que eventualmente contam as histórias de seus apês, vão de decoração a como manter a casa em pé, e arrumada, sem quebrar completamente o orçamento doméstico. Em matéria um tanto polêmica, por exemplo, Daniela ensina a economizar cortando alguns chopes por mês. E, com isso, a comprar, em suaves prestações, itens como geladeira, fogão, cama.
— Tem gente que sai da casa dos pais, mas continua levando a roupa para lavar lá. Nossa ideia é ajudar essas pessoas a aprender a viver sem precisar se atracar com uma lata de leite condensado para não morrer de fome — brinca Daniela. — Falamos do chá de casa nova, damos dicas de como ler um contrato de aluguel, como controlar os gastos. É como uma linha do tempo que passa por vários momentos da vida.
Com pelo menos um post novo por dia, o blog está dividido em seis editorias: Buscar, Mudar, Decorar, Comer, Manter e Contar. Apesar do sucesso na rede, ainda não dá lucro. Mas Daniela já comemora um resultado: as filhas continuam morando com ela.
— Não consigo ver as meninas saindo de casa. Mas se elas saírem com mais habilidades do que eu (quando saí), já vou achar ótimo — diz a mãezona.

Nenhum comentário: