Trânsito pode melhorar no Porto, mas só em 2016
Túnel da Via Binário está mais adiantado e deve ser concluído no ano que vem. Já o da Expressa ficará pronto no fim de 2015
Segundo o consórcio Porto Novo, a entrega do Binário está prevista para meados de 2014, enquanto o Túnel da Via Expressa, que vai do Armazém 8 ao Mergulhão da Praça 15, será aberto no fim de 2015: 20% da obra deste túnel foram concluídos. Cada um dos túneis terá três faixas de rolamento e dois sentidos, ligando a região da Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. Do material retirado da escavação da rocha para o túnel, grande parte será reaproveitada para obras de pavimentação das ruas da região.
Embora os túneis estejam a até 40
metros de profundidade , o presidente da concessionária descarta
possíveis inundações. “Existe o túnel que liga Paris a Londres por
debaixo da água. Aqui adotamos todas as normas de segurança, de forma
redundante, e com uso de tecnologia para o risco de alagamento ser
zero”, garantiu José Renato Ponte.
Criada para substituir o Elevado da
Perimetral, que será demolido a partir de novembro, a Via Binário terá
uma saída onde hoje está o viaduto. Por conta disso, segundo a
prefeitura, estão sendo adotadas medidas como a interdição da Perimetral
já a partir do dia 2.
Neste sábado e domingo, a prefeitura realiza
mais dois testes para implantar o novo sistema. De 14h às 17h deste
sábado, a Perimetral será interditada do Viaduto do Gasômetro à Praça
Mauá, no sentido Ponte. Já no domingo, no mesmo horário, o bloqueio será
nos dois sentidos. Durante os testes, a Via Binário do Porto
permanecerá aberta.
Outros testes foram realizados ao longo da semana, inclusive em horário de pico. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), a medida foi adotada propositalmente para que os operadores conheçam a via com maior fluxo.
Tremores e rachaduras em prédios antigos assustam
Funcionários do Instituto Nacional de
Tecnologia (INT), na Saúde, Zona Portuária, estão com medo das
explosões das obras na região. Eles preferem não se identificar, mas
reclamam de rachaduras nos três prédios federais de oito andares. “São
assustadores o tremor e as rachaduras”, disse uma servidora.
De acordo com o coordenador de
Infraestrutura do INT, Guilherme Goes, os danos estavam previstos há
mais de um ano. Mas laudos atestam que não há risco. “O que ocorre aqui é
um desconforto natural, mas informamos aos funcionários que os prédios
foram construídos em épocas diferentes, e nas juntas entre eles há esse
deslocamento. Não há motivo para medo. Temos engenheiros trabalhando no
local”, ressaltou.
A concessionária Porto Novo,
responsável pela obra informou, por nota, que realiza vistorias e
monitoramento. No instituto, foi realizado um relatório sobre as
fissuras. Elas se limitam a elementos de acabamento, sem nenhum dano
estrutural. Os reparos serão efetuados pela concessionária, conforme
acertado com o INT.
Via Expressa terá galeria de túnel maior do que a do Rebouças
A Via Expressa, que substituirá o Elevado da
Perimetral na ligação da Avenida Rodrigues Alves ao Aterro do Flamengo,
terá 5.050 metros de extensão. E proporcional à imensidão da via está o
túnel da via, que, com 2.570 metros de comprimento, será integrado à
pista desde a Zona Portuária até a Praça 15.
A estrutura será mais extensa do que a maior galeria do considerado principal túnel do Rio, o Rebouças. Com 2.040 metros, o trecho que liga os bairros do Cosme Velho à Lagoa será desbancado pelo empreendimento. Entretanto, se for somada a extensão das duas galerias do túnel veterano, que ligam o Rio Comprido, na Zona Norte, ao Cosme Velho, na Zona Sul, o novato ficará atrás dos 2.800 metros da extensão total do Túnel Rebouças.
Já outra ligação importante entre dois eixos da cidade, o Túnel Santa Bárbara (Catumbi-Laranjeiras) será desbancado pelo túnel da Via Expressa, quase em dobro, pois o Santa Bárbara possui 1.357 metros.
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