10.22.2013

10 dicas para evitar o envelhecimento precoce


Assim como o nosso cuidado diário desde cedo garante uma pele mais jovem e viçosa, os maus hábitos podem causar o envelhecimento acelerado. Por isso, hoje eu separei 10 dicas para você incorporar à sua rotina diária e garantir pele do rosto e corpo mais bonitas sempre:

Pele limpa, pele saudável

Reserve a parte da manhã e da noite para limpar bem a pele. Primeiro, comece lavando o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele (seca, oleosa ou mista). Em seguida aplique um adstringente facial - ele remove as impurezas mais profundas. Finalize com um hidrante próprio para e região e só então comece a se maquiar. As glândulas sebáceas continuam a trabalhar durante a noite, por isso é importante lavar o rosto pela manhã para retirar excesso de oleosidade. Já antes de dormir, é importante para retirar as impurezas, inclusive resíduos de poluição. 

Use protetor solar diariamente

Ele é fundamental para a saúde da sua pele. Mesmo em dias nublados ou chuvosos, aplique-o. Deixar o produto esquecido pode causar envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele. E não se esqueça do colo, pescoço, lábios e orelhas. Eles também ficam expostos ao sol e, no caso das duas últimas regiões, o câncer desenvolvido, chamado espinocelular, é agressivo e pode causar deformidades na retirada. Deixar o protetor sempre visível (perto da escova de dente, por exemplo) é um ótimo lembrete! Os mais indicados são os de FPS 30 que protegem na medida certa.

Descubra o seu tipo de pele

Se a sua pele é oleosa, esqueça os produtos mais densos e cremosos, não importa se forem hidratantes ou maquiagem. Dê preferência aos géis ou sem óleo na fórmula. O mesmo vale para peles secas. Usar produtos anti-oleosidade irá ressecar ainda mais e, junto, trazer as temíveis marcas de expressão. Por isso, respeite o seu tipo de pele e use produtos específicos para ela.

Beba muita água 

Não é lenda. Beber ao menos dois litros de água por dia faz muita diferença. Primeiro que você não vai sofrer com o inchaço corporal. Segundo que a pele do rosto ganha um brilho saudável e natural incrível. Ainda não é o suficiente? A água é um componente importante de todos os tecidos corporais, sendo um meio necessário para a função celular e para todas as reações. Ela é essencial em processos fisiológicos da digestão, absorção e excreção. Com isso melhoramos nossa pele, cabelo e unhas.

Livre-se do cigarro

Ele faz mal para o todo o aparelho respiratório (seu e de quem está ao seu lado) e para a saúde como um todo. Isso sem contar nos danos que ele pode fazer à sua pele. O fumo diminui a oxigenação da pele deixando-a amarelada. As rugas tornam-se mais profundas ao redor dos olhos e da boca, principalmente, causando um acelerado envelhecimento cutâneo.  Além do mais, você vai sentir sua pele sem vida, maciez e elasticidade. 

Use creme para a região dos olhos

A pele da área dos olhos é extremamente fina e sensível. Isso significa que ela é mais fácil de enrugar. Esquecer de hidratar a região com produtos específicos só vai agravar o problema. A  hidratação dessa região é importante para retardar o aparecimento daquelas rugas indesejáveis, chamadas de ‘pés de galinha’ além de evitar também as indesejáveis olheiras.

Fique longe dos cravos e espinhas

Espremê-los pode causar marcas e cicatrizes permanentes, além de possíveis infecções (nossos dedos costumam acumular muitas bactérias). Embora seja quase irresistível deixá-la intacta, tente! Sempre que possível, faça uma limpeza de pele com um profissional ao menos uma vez ao mês. Em casa, mantenha e pele bem limpa e, na presença de uma espinha, use géis secativos sobre a região. 

Não vale esfoliar demais

Duas vezes por semana já é mais do que o suficiente. Quando usado em excesso, o produto pode enfraquecer a pele, machucá-la e causar envelhecimento precoce. Isso sem contar que, quando usado demasiadamente, o esfoliante pode acabar estimulando a produção de oleosidade e propagar as bactérias, causando espinhas. No banho, aplique o produto com movimento circulares suave. Quem tem a pele seca, evite.

Dê um banho nos seus pinceis de maquiagem

O contato direto do pincel com a pele é natural, claro. Mas depois de algum tempo, as cerdas acabam acumulando a oleosidade do rosto. O problema é que elas se tornam o lugar perfeito para o acúmulo de bactérias. O resultado? Irritações e até inflamações no rosto. O ideal é que você lave seus pinceis uma vez por mês com produtos próprios ou xampus infantis, que são neutros e não estragam as cerdas. Deixe secar naturalmente e siga com o uso. 

Cuide bem das mãos e dos pés

Sua pele, unhas e cutículas agradecem! Uma vez hidratados, você irá sentir a diferença tanto na manicure quanto no toque. Nos pés, aposte nos cremes a base de uréia e aplique-o sempre após o banho. No caso das mãos, experimente esfoliá-las uma vez por semana com fubá. É só misturar duas colheres do ingrediente com uma de óleo de amêndoas e aplicar. Em seguida, use um hidratante com Óleo de Argan ou Vitamina E.


Fonte: Claudia

Nenhum comentário: