10.25.2013

Sete mil candidatos participam de revisão de 12h para o Enem no Piauí

Aulas iniciaram às 19h de quinta-feira (24) e foram até 6h desta sexta-feira.
No Piauí, 168.462 candidatos farão as provas neste fim de semana.

Catarina Costa DO G1 PI
Comente agora
Estudantes de escolas públicas e particulares participaram de revisão (Foto: Catarina Costa/G1)Estudantes de escolas públicas e particulares participaram de revisão (Foto: Catarina Costa/G1)
Sete mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio viraram a noite estudando no 3º Noturnão da Secretria de Educação e Cultura do Piauí, em Teresina. A mega revisão às vésperas da prova começou às 19h dessa quinta-feira (24) e foi até 6h desta sexta-feira, no Espaço 1 do Atantic City com  transmissão ao vivo para todos os ambientes escolares do Programa Mais Saber no estado.
O aulão contou com 10 professores da rede pública, além de docentes convidados que recordaram de forma animada os assuntos das áreas de biologia, matemática, geografia, literatura, química, física, história, português e redação. Para Valdir Soares, coordenador do Programa Intensivão da Seduc, foi uma boa oportunidade para afinar os estudos dos alunos e pessoas que deixaram de estudar, mas participarão do exame neste fim de semana.
"Durante a revisão os professores interagem de forma animada com o público presente, utilizando música para lembrarem assuntos importantes para a prova. Cada estudante recebeu um caderno de exercícios que foram discutidos durante toda a noite. No intervalo foi servido um lanche para 'recarregar as baterias'", destacou Valdir Soares.
Após criar e formar as duas filhas, a dona de casa Maridete Silva Alves, de 47 anos, revelou a expectativa de ingressar no curso de letras português e avaliou como positivo o resultado do aulão. "Agora é minha vez de ter o ensino superior, não sou de ficar na folia com os jovens, mas estou gostando de todo o evento. É uma boa maneira de fixar o estudo", contou.
Estudantes de escolas públicas e particulares participaram de revisã (Foto: Catarina Costa/G1)Estudantes de escolas públicas e particulares
participaram de revisã (Foto: Catarina Costa/G1)
Professora Francisca Nunes destaca sonho de cursar Direito (Foto: Catarina Costa/G1)Professora Francisca Nunes destaca sonho
de cursar Direito (Foto: Catarina Costa/G1)
Já para o marceneiro José Fábio, 33 anos, participar da revisão foi a única maneira encontrada para ficar por dentro do que será cobrado no Enem. O trabalhador compareceu ao evento acompanhado da namorada Luana Rios e lamentou não ter se preparado durante o ano, mas espera conseguir uma vaga no curso de direito. "É o meu sonho e mesmo que não dê dessa vez, tentarei outras até conseguir", disse confiante.
O curso de direito também é o desejo da professora Francisca Nunes, de 44 anos. Formada em história, educação física e pedagogia, ela confessou que fará o exame para adquirir experiência, mas se der certo espera alcançar a vaga no curso tão sonhado.
No Piauí, 168.462 candidatos farão as provas neste sábado (26) e domingo (27). A abertura dos portões nos dois dias será às 11h e o exame começa pontualmente às 12h. A partir das 14h, os estudantes podem sair, mas somente depois das 16h (sábado) e 17h (domingo) poderão levar a prova. No primeiro dia, o encerramento da prova acontecerá às 16h30 e no segundo às 17h30.
Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enem  no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

Nenhum comentário: