Embora seja muito cedo para dizer “uma maçã por dia mantém o tédio distante”, pesquisadores vêm estudando a relação entre o que comemos e como nos sentimos.
Existem evidências de que mudar a dieta pode mudar o metabolismo e a química cerebral, em última instância afetando sua energia e humor. O "Web MD" lista alguns destes alimentos.
Carboidratos do bem
Carboidratos são geralmente os vilões das dietas, mas são vitais para aumentar a energia e melhorar o humor. Eles são a fonte de combustível preferida do corpo, além de aumentar os níveis de boas substâncias químicas no cérebro, como a serotonina. A chave é evitar doces, que deixam seu corpo mais cansado. Em vez disso, escolha os integrais para pães, arroz e cereal matinal. Seu corpo absorve grãos integrais mais lentamente, mantendo o nível de açúcar e a energia estáveis.
Folhas verdes
O ácido fólico é um nutriente que pode
diminuir o risco de depressão. Encontre-o em vegetais de folhas verdes
(como espinafre e alface), legumes, nozes e frutas cítricas.
Carnes magras
Peças magras de carne vermelha, assim como frango e peru são fontes de proteína que incluem aminoácidos e tirosinas. A tirosina aumenta os níveis de substâncias positivas no cérebro (dopamina e norepinefrina), que aumentam o estado de alerta e foco. Carnes também contém vitamina B12, que diminuem insônia e depressão.
Castanhas
Castanhas de caju, amêndoas e avelãs são ricas
em proteína e magnésio, um mineral importante para converter açúcar em
energia. Boas fontes de magnésio incluem grãos integrais, farelo de
cereais e peixe.
Fibras
Ajudam a manter a energia durante o dia. Muitas pessoas não consomem fibras o suficiente. Você pode corrigir isso por comer mais feijão, frutas inteiras, legumes e grãos integral
Água
Manter-se hidratado ajuda a evitar o cansaço.
Alguns estudos sugerem que mesmo uma desidratação leve pode retardar o
seu metabolismo e minar a sua energia. Esta solução é simples: beber
bastante água ou bebidas sem açúcar durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário