7.08.2014

Morre ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, aos 83

Ex-parlamentar estava internado para tratar um câncer ósseo, no Sírio-Libanês

Morre Plínio de Arruda Sampaio, aos 83 anos / Divulgação

Por: Diário SP Online
Plínio de Arruda Sampaio, ex-deputado do PSOL-SP, morreu nesta terça-feira (8). Ele lutava contra um câncer nos ossos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde faleceu. O acontecimento foi confirmado pela assessoria da instituição.
No dia 26 de junho, o promotor público aposentado foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo, UTI, e o boletim médico do hospital dizia que não havia previsão de alta. Segundo ele, o parlamentar estava fazendo o tratamento do câncer e o seu estado de saúde era estável.
Apesar disso, o filho do político, Francisco de Azevedo Arruda Sampaio, afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que a saúde de seu pai estava em estado grave, mas que ele lutava “como um leão, assim como sempre lutou”.
Plínio se tornou popular no microblog Twitter, nos últimos anos, ao se oferecer, quase diariamente, para responder a perguntas sobre política e religião. Ele tinha quase 83 mil seguidores na rede social.
O ex-deputado deixou a sua companheira Marietta, com quem vivia há 60 anos, e os seis filhos do casal. Ele completaria mais um ano de vida no dia 26 de julho.
Vida política/ O ex-deputado participou da sessão que anulava o golpe militar, o qual tirou João Goulart do poder. Entretanto, no dia seguinte, foi cassado pelo Ato Institucional I e teve que se exilar no exterior.
Ele voltou ao País em 1976, quando a política estava em processo de reabertura e, em 1980, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Logo depois, ele participou da campanha a favor das Diretas Já.
Arruda ficou em quarto lugar nas eleições de 2010, quando se candidatou para o cargo da presidência da república, pelo PSOL. Ele recebeu 886 mil votos, o que equivale a 0,87% do total de votos válidos.
O político não estava concorrendo às próximas eleições, em outubro deste ano. Em entrevista à Folha de S. Paulo, ele alegou que “seria muito ruim ir para Brasília e deixar a sozinha aqui em São Paulo”.
Plínio de Arruda Sampaio, aos 83 anos, afirmou, ainda em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que o seu dever na política brasileira estava cumprido. “Já cumpri o que tinha que cumprir”, disse o ex-deputado.
PT/ Em 1982, concorreu ao cargo de deputado federal, mas se elegeu como primeiro suplente do PT. Neste tempo, eleassumiu à cadeira na Câmara quando Eduardo Suplicy deixou o parlamento para se candidatar prefeito de São Paulo.
Quando estourou o escândalo conhecido como Mensalão, no ano de 2005, Plínio decidiu se desvincular do partido que havia ajudado a fundar 25 anos antes. Ele discordava de algumas decisões tomadas, como quando Ricardo Berzoini, do antigo Campo Majoritário, foi eleito presidente do PT.

Nenhum comentário: