7.06.2014

Sinais que sua boca dá quando algo não vai bem

Se você não repara na sua boca no dia a dia, mude de atitude. Alguns sinais que ela dá indicam problemas fáceis de contornar e até doenças graves.

Atualizado em 30/06/2014
Larissa Serpa e Caitlin Carlson -Edição: MdeMulher
Observe mudanças nos dentes, na língua e no seu hálito. Eles podem ser sinais de doenças.
Foto: Getty Images

1· Sangramentos

Como percebo
Observe se há sangue na pia após escovar os dentes ou passar o fio dental.


O que pode ser
Quando elas sangram sempre ou você sente dor ou cócegas, algo não vai bem. Pode ser uma inflamação, como a gengivite. "Se não for tratada, ela aumenta e atinge os ligamentos e vasos sanguíneos encontrados na junção entre osso e dentes", explica Katy Carvalho Leite, dentista do Espaço Odonto & Saúde, em São Paulo. O perigo é grande porque as bactérias entram em contato com a corrente sanguínea e podem migrar para o coração. O sangramento também pode ser sinal de certos tipos de câncer, como o linfoma e a leucemia. Por isso, vale aquela máxima, de sempre procurar um especialista

 

2· Feridas

Como percebo
Quem nunca mordeu a bochecha enquanto comia? Tudo bem, acontece, e normalmente o corte é cicatrizado em menos de uma semana. Se já se passaram dez dias e nada de você sarar, mais uma vez o nosso conselho é: procure um dentista.

 
O que pode ser
"Feridas persistentes são mais comuns em pessoas que abusam da bebida ou do cigarro, o que impede a cicatrização natural e pode levar até ao desenvolvimento de câncer", explica Bruno Pato, de São Paulo, membro da Federação Mundial de Ortodontistas. Se você não tem nenhum desses comportamentos de risco, mas o corte continua aberto, talvez seja um indicativo de alguma doença sexualmente transmissível, como a gonorreia e a sífilis. "Uma das formas de transmissão é pelo sexo oral. A bactéria entra em contato com a mucosa da boca e a agride, causando as feridas. Ao mesmo tempo, a doença baixa a imunidade, impedindo que os machucados se curem", completa Bruno. Depois de diagnosticada, ela é geralmente tratada com um antibiótico.


3· Mau Hálito

Como percebo
Este é o mais difícil de perceber, pois muitas pessoas terão vergonha de te contar. Mas se as pessoas estão te evitando há mais de duas semanas, o problema pode ser mais embaixo.


O que pode ser
Doenças de estômago e esôfago formam muco, liberando um cheiro ruim - que sai pela boca. E esses não são os únicos possíveis males. "Diabéticos não diagnosticados e sem tratamento emitem um odor forte de ureia no hálito. Porque, na falta de glicose, o corpo quebra as moléculas de glicogênio, que dão um cheiro característico", explica Groisman. E o mesmo acontece com pacientes que exageram nas horas de jejum. "Além de causar mau hálito, esses casos são muito graves, pois tendem a prejudicar permanentemente o metabolismo", diz ele.

4· Língua escorregadia

Como percebo
Se sua língua está lisa ou amarelada - geralmente ela é saliente como a dos felinos.

O que pode ser
Se for uma infecção com fungo, ela é facilmente tratada. Mas, se continua voltando, possivelmente é sinal de doenças imunossupressoras, como o diabetes. Aumente o estoque de banana, ovos, vegetais verdes e outros alimentos ricos em vitamina B. Se as saliências de cor rosada não voltarem, procure um especialista.

Nenhum comentário: