7.10.2014

ESTUDO ASSOCIA O CIÚME E O CONSUMO DE ÁLCOOL

Estudo associa o ciúme e o consumo de álcool

Pesquisa aponta o ciúme e seus aspectos negativos como mediadores para o uso inapropriado do álcool.

O ciúme já foi cantado em verso e prosa. Que a tire a primeira pedra quem nunca sentiu ciúme de alguém. Agora, uma pesquisa comprovou que o ciúme pode levar a ingestão excessiva de álcool como forma de escape.

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no país sobre o tema, divulgou um estudo que investiga a relação entre o ciúme e uso inapropriado do álcool. No estudo foi avaliado os aspectos relacionados ao ciúme que podem contribuir para que o indivíduo se exponha aos riscos pelo uso de bebidas alcoólicas.

Evidências científicas mostram que o consumo de álcool é comumente utilizado como uma ferramenta para lidar com situações de estresse. No entanto, o estudo publicado é pioneiro para avaliar este uso inapropriado do álcool relacionado especificamente ao ciúme. O objetivo da pesquisa foi examinar a associação entre aspectos do ciúme e a ingestão de bebida, e ainda, se o beber como escape, ou seja, para lidar com os problemas, atuaria como um mediador entre o ciúme e os problemas com uso de álcool.

No estudo, 657 calouros de uma faculdade norte-americana com idade média de 20 anos, foram submetidos a uma triagem, uma avaliação preliminar e quatro avaliações de 50 minutos, em intervalos de seis meses. Foram utilizados questionários específicos para cada item analisado (ciúme, consumo de álcool, beber como forma de lidar com problemas de relacionamentos).

Os resultados mostram que os aspectos negativos do ciúme (por exemplo: desconfiança de que o parceiro está interessado em outra pessoa e sentimentos maliciosos, como vingança, rancor, ou amargura), estão de fato associados ao beber como “escape” e aos problemas relacionados ao consumo de álcool. Em contrapartida, o ciúme também pode revelar aspectos positivos, que podem promover resultados saudáveis ao relacionamento (por exemplo: quando o ciúme é visto como um sinal de preocupação do parceiro ou comprometimento), e não parecem ter relação com o beber como escape nem com problemas relativos ao beber.

Conclui-se que o ciúme, especialmente quando os aspectos negativos são predominantes, representa potencial vulnerabilidade para desenvolver uma relação problemática com o uso de álcool.


Nenhum comentário: