8.24.2015

Como tratar os tipos de artrite mais comuns


Para tratar a atrite a artrite reumatoide e a osteoartrose, que são os tipos de artrite mais comuns, é necessário ir no reumatologista para iniciar o uso de remédios anti-inflamatórios e antirreumáticos, como Profenid, Voltaren ou Tenoxicam, para diminuir a dor e a inflamação, que dificultam os movimentos e não permitem dormir de forma calma e tranquila, por exemplo. 
Porém, além do uso de remédios, é necessário fazer uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios, como alho ou atum e, em alguns casos, é indicado fazer sessões de fisioterapia ou usar aparelhos de apoio, como canadianas, para auxiliar nos movimentos que causam dor.
Além das articulações, os tendões, ligamentos e músculos também podem ser afetados, sendo um problema que afeta principalmente as mulheres e, esta situação piora com o envelhecimento, e com o excesso de peso. 

Alimentos para diminuir a dor na artrite

Para diminuir a inflamação das articulações, que causam dor, inchaço e vermelhidão nas articulações das mãos, pés e cotovelos, deve-se:
  • Consumir alimentos ricos em ômega 3, como salmão e semente, para diminuir a intensidade da inflamação nas crises;
  • Comer alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e abacaxi, porque são excelentes antioxidante;
  • Tomar um suplemento para cartilagens, como o colágeno ou que possua condroitina, por exemplo;
  • Consumir diariamente alimentos anti-inflamatórios, como alho, atum e cebola e alimentos ricos em álcio,como leite e iogurte.
Desta forma, a dieta para artrite deve incluir a ingestão de alimentos anti-inflamatórios em todas as refeições, porque a artrite é uma inflamação na cartilagem. Conheça o nosso cardápio para artrite em: Dieta para artrite.

Fisioterapia para aliviar a dor causada pela artrite

Em alguns casos para diminuir a dor e o incomodo causado pela artrite reumatoide e a osteoartrose e melhorar a movimentação das articulações, fortalecendo os músculos, é preciso fazer sessões de fisioterapia que incluem:
  • Aplicar bolsas de água quente nos locais com dor;
  • Aplicar gelo na área afetada, apenas após os exercícios para reduzir a inflamação;
  • Fazer alguns exercícios simples pelo menos 3 vezes por semana, movimentando lentamente a articulação que está doída, com ajuda do fisioterapeuta. Saiba que exercícios fazer em: Exercícios para artrite.
  • Fazer diariamente alongamentos dos músculos, por exemplo, com a bola de pilates para relaxar toda o corpo;
  • Realizar hidroterapia que ajuda a aliviar a dor, principalmente nas crises
  • Repousar a o membro afetado, colocando-o sobre uma cadeira ou deitando-se na cama para relaxar.
Caso os sintomas da artrite se mantenha depois destas indicações é necessário ir no médico para avaliar a eficácia do tratamento e iniciar outro caso seja necessário, que pode incluir fazer uma cirurgia para recuperar as deformidades que a atrite pode causar.

Remédios para tratar a artrite

Geralmente, o tratamento para a atrite inclui o uso de comprimidos analgésicos e anti-inflamatórios, que devem ser indicados pelo reumatologista, para diminuir a dor, inchaço, vermelhidão e rigidez das articulações, como ibuprofeno, diclofenaco, profenid, metotrexato ou naproxeno,(vide bula: Metotrexato) por exemplo.
Geralmente, os comprimidos ou mesmo as pomadas ou cremes de aplicar diretamente na articulação inflamada, devem ser tomados ou mesmo aplicados 3 a 4 vezes ao dias, durante cerca de uma semana e até os sintomas diminuírem.
No entanto, em casos mais graves, pode ser necessário tomar remédios pela veia ou aplicados diretamente no músculo pelo enfermeiro, para os sintomas diminuírem mais rapidamente.

Causas mais comuns da artrite

A artrite pode ser causada por diversos fatores, como:
  • Envelhecimento, devido ao desgaste das articulações;
  • Doença da gota, que é a acumulação de ácido úrico e manifesta-se principalmente nos pés;
  • Doença lúpus, que é uma inflamação da pele e que se manifesta também nas articulações, coração e rins, por exemplo;
  • Infecções por vírus e bactérias, como hepatite viral, na qual uma infecção do fígado pode causar artrite;
  • Alterações hormonais, como a gravidez;
No entanto, a principal causa da artrite é o fator genético, sendo possível herdar de outros familiares.

Para saber identificar os sintomas de artrites mais comuns leia:

 Como identificar a artrite reumatóide e Sintomas da Osteoartrose

Nenhum comentário: