7.18.2016

Melhores métodos para controlar a menstruação


 
A menstruação é um dos processos naturais do organismo feminino. A mulher saudável tem ciclo regulado por diversos hormônios que estimulam o trabalho do sistema reprodutor. A presença de sangue na roupa íntima significa que não ocorreu a fecundação do óvulo no período fértil. Apesar disso, muitas mulheres preferem interromper essa ação do corpo.
Vamos combinar, não é nada confortável andar com absorvente o dia inteiro. Aquelas que que cansaram da menstruação e estão em busca de um método seguro para cessar esse processo, devem entrar em contato com ginecologista. Somente esse especialista pode identificar a melhor opção para o seu estilo de vida.

Veja 3 métodos para cessar a menstruação

A seguir, confira uma lista de métodos que controlam o funcionamento do sistema reprodutor e evitam a presença da menstruação na rotina das mulheres.
Pílulas anticoncepcionais
Essa é uma das opções mais conhecidas e populares. O anticoncepcional contínuo protege a mulher de uma gravidez inesperada e evita a presença de menstruação. Existem medicamentos específicos para algumas condições de saúde, melhorar o aspecto da pele e controlar o peso. O comprimido deve ser tomado diariamente, sempre no mesmo horário.  
DIU
Muitas mulheres têm a menstruação diminuída após o início do uso de DIU. O método com progesterona é implantado no útero pelo especialista e traz resultados por até cinco anos. É importante conversar com o ginecologista para identificar se o dispositivo é adequado para a sua rotina e preferências pessoais.
Injeções
Esse método não é muito recomendado por profissionais. As injeções trimestrais de hormônios podem acarretar no ganho de peso e inchaço excessivo. A aplicação do produto é feita no glúteo e em farmácia, sempre com comprovação de receita dada por ginecologista. O contraceptivo injetável tem efetividade em 99,7% dos casos.
Menstruação
A cólica pode ser diminuída com os métodos para diminuir a menstruação. Foto: iStock, Getty Images

Parar menstruação não é brincadeira

É fato, a menstruação não faz mal para a saúde e não precisa ser pausada. Ela apenas pode ser cessada quando alguns dos sintomas clássicos trazem efeitos negativos para a rotina ou qualidade de vida da mulher. Os principais traços que incomodam são cólicas fortes, excesso de sangue, muito inchaço e dores de cabeça.
Mulheres que apresentam anemias, mioma, endometriose, cistos ou acabaram de dar à luz também podem investir nas técnicas para controlar a menstruação. Os métodos apenas não são recomendados para quem tem problemas de coagulação ou fluxo pequeno – o hormônio presente na pílula, DIU ou injeção é capaz de prejudicar o funcionamento do endométrio.
Os principais efeitos colaterais das técnicas para cessar menstruação são inchaço corporal, aumento de peso, oleosidade exagerada na pele e diminuição da libido. Converse com o ginecologista se você apresentar qualquer sintoma desconfortável durante o uso do novo método.

Nenhum comentário: