7.22.2016

TERRORISTAS????


 PF faz transferências de 4 detidos – Mario Angelo/Sigmapress/Folhapress
Temos pouquíssimas informações que nos possibilitam afirmar de imediato que a prisão dos suspeitos de ligação com grupos terroristas foi correta.
Tudo o que temos de informação é a manifestação do ministro da Justiça dizendo que era um grupo desorganizado e amador.
Aí já cabe um questionamento. Como um grupo desses poderia promover atos de terrorismo?
A lei que busca definir o que são atos de terrorismo diz que esses atos exigem organização. Então já é complicado dizer que tenha sido uma prisão necessária. Cheira a excesso.
Além disso, segundo o ministro da Defesa, o Brasil não corre risco de ato de terrorismo. Se não há risco, porque o processo está em segredo de Justiça?
O sigilo só ocorre quando há investigação de fatos que estão acontecendo ou que podem acontecer. Se podem acontecer, então estamos correndo risco.
Gostaria que fossem esclarecidas as circunstâncias da prisão e explicado o motivo desse sigilo.
Ao meu ver, o ideal seria continuar investigando e aguardar por provas mais contundentes. Qualquer afã atrapalha o bom desenvolvimento da Justiça.
Essa prisão tem um caráter midiático. É uma prisão que distorce os institutos do processo penal e serve mais como resposta à mídia que qualquer coisa.
O Estado não pode agir para dar resposta à comunidade internacional ou à sociedade. Tem que agir de acordo com a Constituição.

Nenhum comentário: