9.05.2016

Em enquete no site do Senado, quase 93% dos brasileiros pedem eleições presidenciais em outubro

Em enquete no site do Senado, quase 93% dos brasileiros pedem eleições presidenciais em outubro


Quase 166 mil votos a favor de eleições presidenciais em outubro, segundo enquete no site do Senado.
Quase 166 mil votos a favor de eleições presidenciais em outubro, segundo enquete no site do Senado. Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

Extra

Menos de uma semana após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff (PT) e a oficialização do nome de Michel Temer (PMDB) como presidente do Brasil, uma enquete realizada pelo portal e-Cidadania, no site do Senado federal, vem questionando aos internautas o desejo de antecipação das eleições presidenciais, a serem realizadas junto ao pleito municipal, que ocorre em outubro.
Até as 13h desta segunda-feira, a pesquisa contava com 178,8 mil votos, sendo 92,65% deles a favor da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que propõe a antecipação da eleição para presidente. Apenas 7,35% dos votos são contrários ao projeto, sendo, então, favoráveis à continuidade do mandato de Michel Temer.


A PEC tramita no Congresso desde abril. De autoria do deputado federal Walter Pinheiro (Sem partido/BA), ela conta com o endosso de parlamentares de diferentes legendas, como João Capiberibe (PSB-AP), Lídice da Mata (PSB-AP), Cristovam Buarque (PPS-DF), entre outros.
"O País vivencia uma crise de dupla natureza: política e econômica. Esses dois aspectos se entrelaçam, e não faz sentido supor que a melhoria do ambiente econômico possa se dar sem que antes se resolva o componente político da crise", diz o trecho inicial da proposta.
No dia 19 de maio, uma semana após a aprovação do processo de impeachment de Dilma no Senado, já havia sido feita uma consulta popular no portal e-Cidadania. Naquele dia, o "desaparecimento" da mesma enquete gerou polêmica. À época, a assessoria do portal afirmou que o site passava por problemas técnicos. No fim do dia, a enquete já havia voltado ao ar normalmente.


Nenhum comentário: