9.09.2016

Setembro Amarelo


O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) segue o exemplo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para ajudar a divulgar um movimento que acontece durante o mês de setembro, em todo o mundo: o Setembro Amarelo. Esta é a razão de o castelo estar iluminado pela cor que simboliza a atenção, o cuidado.

O Dia Mundial e Prevenção ao Suicídio é comemorado em 10/9. Esta campanha alerta a respeito da realidade sobre o suicídio e comunica suas formas de prevenção.

Um mal silencioso e considerado tabu, pouco se fala nesse assunto. Por conta disso, já é considerado um problema de saúde pública. Anualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas são retiradas do convívio social por considerarem o suicídio a melhor solução para suas aflições. No Brasil, pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

De acordo com a OMS, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Mas, como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Para entender um pouco do assunto e saber como ajudar, clique nos links abaixo e acesse informações sobre o tema.
Centro de Valorização da Vida (CVV) - http://www.cvv.org.br/

História e engajamento - Iniciado no Brasil pelo CVV, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014, concentradas em Brasília. Em 2015, conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP, na sigla em inglês) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O apoio à campanha é mundial. Para se engajar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de sua casa com a cor amarela, ajudar a iluminar prédios públicos, colocar faixas, usar camiseta ou então uma fita amarela no vestuário, enfim, o que a imaginação, habilidade e acesso permitirem.

Foto: Peter Ilicciev
A iluminação da cor da campanha é uma das formas de chamar a atenção para um problema que, ainda, é considerado tabu por algumas sociedades, como a brasileiraA iluminação da cor da campanha é uma das formas de chamar a atenção para um problema que, ainda, é considerado tabu por algumas sociedades, como a brasileira

Última atualização ( Qui, 08 de Setembro de 2016 15:07 )  

Nenhum comentário: