6.17.2010

Faça amizade com você mesmo


Dicas para seu equilíbrio, felicidade e tranquilidade
Às vezes,podemos achar que uma pessoa é nossa amiga e outra é nossa inimiga. No entanto, as escrituras do yoga dizem que: “Você é seu próprio inimigo. Você é seu próprio amigo.” Se, em seu interior, você plantar a semente do ódio, colherá o ódio. Se plantar a semente do amor, colherá amor.

Podemos ser muito infelizes quando somos nosso próprio inimigo e podemos ser muito felizes tornando-nos nosso próprio amigo.

Amigos podem nos apoiar e consolar mas quando vamos para nosso quarto, estamos sozinhos. Um inimigo externo pode nos prejudicar e causar problemas, mas quando voltamos para nosso quarto, não existe inimigo externo.

Porém, podem existir os inimigos internos como sentimentos de raiva, de mágoas, os desejos insatisfeitos, a inveja, o ciúme, a cobiça, o orgulho.

Assim, se estamos felizes conosco mesmos, com um mente tranquila e um coração agradecido, somos nosso próprio amigo. Se estivermos infelizes conosco, tornamo-nos nosso próprio inimigo.

Algumas pessoas ficam remoendo lembranças amargas de relacionamentos frustrados. Não querem perdoar nem mesmo se o outro já faleceu e, acham que isso é vantagem para elas. Não entendem que estão sendo inimigas de si mesmas, guardando esses entulhos psíquicos que geram dor e tristeza.

Contemple as palavras de Chico Xavier:

“Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.”

“Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova da sua capacidade e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.”

Para perdoar não precisa conviver com o outro. Perdoar não é ficar sem memória. Como disse Dalai Lama, em seu livro A Arte da Felicidade: “Esquecer e perdoar são dois atos diferentes. Não há nada de errado em simplesmente lembrar esses acontecimentos negativos. Mas, com o desenvolvimento da paciência e da tolerância, é possível abandonar os sentimentos negativos associados aos acontecimentos.”

Faça uma limpeza diária na sua mente. Observe o que está em seus bancos de memória. E, jogue fora pensamentos antigos, ideias ultrapassadas, mágoas, ressentimentos. Direcione seus pensamentos corretamente. Pense o que deseja e não o que não deseja. Isso é ser seu próprio amigo.

Para vencer o ego negativo, é necessário se libertar do sentimento de ser um pecador, de ser indigno. Quanto mais nos desvalorizarmos, mais esse ego nos domina.

Em vez de alimentar a culpa, devemos reconhecer que somos produtos de um mundo imperfeito e todos nós somos imperfeitos. Precisamos desenvolver humildade para perceber nossos erros e defeitos. Isso vai nos estimular para corrigi-los e agir corretamente no futuro.

Mas, não podemos nos diminuir ou ter uma culpa excessiva, lembrando dos erros ou sentindo ódio por nós mesmos, pois isto é autopunição, é gerar sofrimento para nós.

Quem vence o ego negativo, extrai força da sua humildade, extrai lições dos acontecimentos e experiência de sua fragilidade. Busca sua verdadeira natureza, busca a chama divina dentro de si mesmo.

Como disse Baba Muktananda, um grande Mestre iogue: “Deus habita em você como você, para você” . “Volte–se para dento e medite em seu próprio Ser interior. “Veja Deus em cada um”.

Quando você entende que Deus está em tudo, em todos, em toda a natureza, dentro de você, você começa a se libertar das amarras do ego negativo.

Mas não basta apenas compreender, você precisa meditar para ter essa vivência. Precisa ir para dentro, deslizar para níveis tranquilos e sentir a paz que habita no espaço sagrado em seu interior. Precisa acender essa chama divina.

Praticando com regularidade, você vai conquistando seu mundo interior, dissolvendo camadas e camadas de lixo mental, de emoções negativas, de traumas e conflitos que encobriam a luz do Ser. Vai se libertando dos condicionamentos, das aflições, das fobias, das preocupações.

É como se você estivesse em um avião viajando em uma forte turbulência, e aos poucos, vai saindo dessas nuvens, subindo para um céu azul, com um sol brilhante, com poucas nuvens claras. Como é no macrocosmo, é no microcosmo.

O relaxamento profundo, a meditação, o canto dos mantras são práticas poderosas para nos conduzir nessa viagem para dentro nós, para essa jornada interior magnífica.

Pratique e sinta as mudanças positivas. Descubra seu próprio valor, suas qualidades e agradeça a si mesmo. Seja seu próprio amigo, sua própria amiga! Fique em paz! Namaste!

Fonte: Uol Ciência e Saúde

Nenhum comentário: