Pesquisadores afirmaram que as mulheres que bebem uma grande quantidade de chá todos os dias tem mais riscos de contrair artrite reumatóide do que as que não tem esse hábito.
O estudo foi feito com mais de 76 mil mulheres inglesas com idades entre 50 e 79 anos e descobriu que se consumido em grande quantidade, o chá pode aumentar e muito a incidência da doença.
Cerca de 78% das mulheres que consomem mais de quatro xícaras de chá todos os dias, estariam mais propensas a desenvolver a artrite reumatóide do que aquelas que não tem esse costume. Segundo os especialistas, só o fato de se consumir chá diariamente, já aumenta a chance de contração da doença em 40%.
Também foram feitos testes com café, no entanto não foram encontrados quaisquer indícios de que a bebida mais popular do Brasil possa representar algum risco com relação a artrite.
Os resultados foram apresentados no Congresso Anual de Combate ao Reumatismo na Europa. Christopher Collins, da Universidade Médica de Georgetown, disse que ficou surpreso com as diferenças entre café e chá."É surpreendente ver essas diferenças nos resultados entre bebedores de chá e café", disse ele.
"Isso nos faz perguntar o tem no chá que faz com que seja significativo o aumento do risco de desenvolver a doença", complementou.
A artrite reumatóide é uma doença crônica grave, debilitante, de causa desconhecida, que provoca inflamação nas articulações (dor, rigidez, inchaço e perda da função), com tendência a ser persistente, determinando deformidades e invalidez. A sua incidente é maior justamente nas mulheres entre 50 e 70 anos.
O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário