12.30.2010

Laser no coração


Cientistas testam a eficácia do raio para destruir placas de gordura e desobstruir artérias

Mônica Tarantino
Na medicina, o laser tem sido aplicado para eliminar pedras nos rins, tratar tumores benignos de próstata e em cirurgias ortopédicas. Agora, seu potencial para desobstruir artérias está sendo avaliado no University College Hospital of London, na Inglaterra. O radiologista vascular Joe Brookes, pioneiro no tratamento de varizes com laser, está investigando o desempenho do Excimer, um laser que emite raios de forte intensidade, para varrer placas de gordura e cálcio do interior dos vasos sanguíneos. A presença dessas placas é causa de graves problemas circulatórios, entre eles o infarto.
img.jpg
 


A limpeza a laser das artérias é feita com a introdução de um cateter de fibra óptica até o ponto da oclusão. “O Excimer explode as placas em partículas microscópicas que são absorvidas pela circulação sanguínea sem problemas”, diz Brookes. Nos EUA, hospitais como o Medical University of South Carolina já oferecem a chamada angioplastia a laser. O mesmo procedimento também é feito em centros médicos na Alemanha.

A vantagem do método, segundo Brookes, é a aceleração na recuperação do paciente. Já a sua eficiência é praticamente igual à da angioplastia convencional, feita com a introdução de cateteres na artéria entupida com um balão que é inflado no local da lesão para destruir a placa. Foi o que mostraram estudos publicados na revista científica The Lancet. No entanto, trabalhos sugerem que o laser pode estimular, no interior da artéria, uma cicatrização excessiva. Brookes vai apurar isso também.
No Brasil, o cirurgião cardiovascular Luis Alberto Dallan, do Instituto do Coração, de São Paulo, aplica o laser de outra forma. Ele recorre ao laser de CO2, ou gás carbônico, para melhorar a irrigação sanguínea no coração em pacientes com as coronárias entupidas que já passaram, sem sucesso, por cirurgias e terapias com medicamentos. Para ele, o uso do Excimer Laser poderá representar um avanço. “Se a técnica for aprimorada, será mais uma opção para o coração”, diz Dallan.
G_laser_Coração.jpg
 

Nenhum comentário: