12.27.2010

SENTIMENTOS

Sentimentos, de forma genérica, são informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos.
A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros. Esta informação não resulta necessariamente na mesma reação entre os receptores, mas varia, dependendo da competência em lidar com a situação, e como isso se relaciona com experiências passadas e outros fatores.
O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções.
A medicina, biologia, filosofia e a psicologia estudam o sentimento humano.

Valores inatos

 Somos atraídos por valores pessoais positivos tais como justiça, honestidade, verdade, beleza, humor, vigor, poder (mas não poder abusivo), ordem (mas não preciosismo ou perfeccionismo), inteligência (mas não convencimento ou arrogância). Da mesma forma, somos repelidos por injustiça, morbidez, feiúra, fraqueza, falsidade, engano, caos etc. Maslow também declara que valores pessoais positivos são definíveis somente em termos de todos os outros valores pessoais positivos - em outras palavras, não podemos maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha quaisquer valores pessoais negativos sem repulsa.
Por exemplo, a beleza que está associada com o engano se torna repulsiva. A justiça associada com a crueldade é repulsiva. Esta capacidade inata de sentir atração ou repulsão é o fundamento da moralidade - em outras palavras, sentimentos bem entendidos formam a capacidade interior com a qual nascemos para chegar ao que pensamos ser bom/mau e certo/errado.
Este ponto de vista contrasta agudamente com alguns ensinamentos extremistas de algumas religiões e ideais políticos, que querem estabelecer o que é moral - que os humanos nascem num vácuo moral e que é somente a autoridade quem pode dizer aos seres humanos o que é certo e errado. A exploração extremista dos sentimentos aumenta na medida em que os sentimentos não são apenas distingüidos, mas mesmo separados do pensamento crítico.
Algumas religiões, entretanto (algumas correntes atuais do cristianismo), acreditam que o ser humano nasce com princípios morais a ele inatos, e nele colocados por Deus. E que a "imagem e semelhança" ao Deus criador, citada no livro de Gênesis da Bíblia cristã, se referiria na verdade à imagem e semelhança moral a esse Deus criador, e não à aparência física do Deus cristão. Chegando a uma conclusão próxima à de Abraham Maslow, porém não científica..

Disposição mental

Atualmente o termo sentimento é também muito usado para designar uma disposição mental, ou de propósito, de uma pessoa para outra ou para algo. Os sentimentos assim, seriam ações decorrentes de decisões tomadas por uma pessoa.
Por exemplo, o amor não é o conjunto de emoções (sensações corporais) que a pessoa sente por outra ou algo, mas o ato de sempre decidir pelo bem ou a favor de outrem ou algo, independente das circunstâncias. As sensações físicas sentidas surgem como conseqüência da decisão de amar. Este sentimento é chamado por muitos estudiosos como ágape, ou amor ágape. Já as sensações que a atração física que uma pessoa sente por outra produzem em alguém, não podem ser chamadas de amor, ou de algum tipo de sentimento, mas apenas emoções (sensações corporais), conseqüentes do instinto que levou essa pessoa a sentir atração física pela outra.
Nesta concepção, um sentimento é uma decisão (disposição mental) que alguém toma em sua mente, ou alma, ou espírito, a respeito de outrem ou algo. Por este conceito, toda e qualquer palavra que denota emoções quando usada, pode ser classificada como sentimento quando se refere a algo que podemos ou não escolher fazer (se é um ato pode-se cometê-lo ou não, não é um instinto fora do controle da consciência) ou seja, que possua uma forma verbal. Exemplos:
  • Amor - Amar (pode-se ou não cometer o ato de amar, a si mesmo, a outrem ou a algo);
  • Ódio - Odiar (pode-se ou não cometer o ato de odiar, a si mesmo, a outrem ou a algo);
  • Alegria - Alegrar (pode-se ou não cometer o ato de alegrar, a si mesmo, a outrem ou a algo);
  • Tristeza - Entristecer (pode-se ou não cometer o ato de entristecer, a si mesmo, a outrem ou a algo);
  • e outros...
Estes sentimentos (estas decições ou disposições mentais) porém, vão promover emoções no corpo que, estas sim, serão sentidas. Por isso, uma pessoa que ama outra, por haver tomado essa decisão de amar essa outra, mesmo depois de sofrer algum mal cometido pela pessoa amada, pode continuar amando-a, muitas vezes sem entender como pode amar ao mesmo tempo que sente a emoção característica do momento da ira, ou da dor da traição, ou alguma outra emoção que, racionalmente, poderia conduzir a pessoa que ama a querer deixar de amar.
Um problema que pode confundir o entendimento nesta concepção do que é sentimento, é o fato de que, geralmente, os nomes usados pra se referir a um sentimento, também são os mesmos usados pra se referir às emoções mais características destes mesmos sentimentos..
Wikipedia

O sentimento é a linguagem que o coração usa quando precisa mandar algum recado. o
Osentimento é um conjunto de sensações físicas e emoções.

Mas, o que é sentimento para você?

.À parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico. Sendo alvo do estudo da medicina, biologia, filosofia e psicologia.

Alguns exemplos dos sentimentos:

O amor – amar (pode-se amar ou não, a si mesmo, ou outro indivíduo);
O medo – Uma informação de que existe riscos, ameaças ou perigo direto para o próprio ou para algum de seu interesse.

Segundo um professor de Harvard, Abraham Maslow, todos os seres humanos nascem com um senso de valores pessoais positivos e negativos, sendo atraídos por tais valores.
Os positivos são: honestidade, justiça, verdade, beleza, vigor, poder, ordem, inteligência e o humor.
Os negativos são: morbidez, feiúra, falsidade, caos, engano, fraqueza e etc.

Maslow declara que valores pessoais positivos são definidos somente em termos de outros valores positivos, ou seja, não se pode maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha valores pessoas negativos sem que estas repulsam (aconteça a repulsão).

O termo sentimento é muito usado para designar uma disposição mental ou algum propósito de uma pessoa para outra. Sendo assim, os sentimentos seriam ações decorrentes de uma decisão, além das sensações físicas que são sentidas como conseqüência de amar, por exemplo.

O amor. Sentimento inesplicavel.






Sentimos algo por alguém todos os dias de nossas vidas. Sentimentos incessantes e impossíveis de não serem sentidos quando se trata de coração humano. Muitas pessoas optam por sentir ódio pelas pessoas, assim, essas pessoas pagam um preço que elas escolheram pagar. Outras pessoas optam pelo amor. Sentimento inesplicavel e inacabável quando entra nos corações que o deixam entrar.

              Amar é muito mais que falar e tomar atitudes infantis que muitos dizem tomar por amor. O amor é um sentimento que nem mesmo o coração consegue explicar. Me coloco diante de meus pensamentos e tento entender o porque das pessoas quererem explicar o amor, é como querer explicar a existência de DEUS, nem mesmo a ciência será capaz de desvendar os mistérios sobre a existência do maior dos maiores. DEUS é inesplicavel, melhor que tentar explica-lo é senti-lo no coração a cada amanhecer.. É impossível aos olhos enxergar o amor, porem é possível saber que ele existe pelo brilho dos olhos, pela troca de olhares entre duas pessoas que se amam, pelo sorriso sincero das crianças, pela bondade das pessoas com os mais necessitados, pelo amor entre uma mãe e um filho, entre um pai e um filho, entre dois amigos de verdade.
                                        O amor é um sentimento que nos traz paz de espírito e tranquilidade para enfrentar o dia-a-dia, o mundo capitalista. Quem sente amor de verdade sabe como enfrentar os males que essa vida tem. Quem ama com o coração sente na alma o que o corpo físico se limita a sentir.
       Quem ama a si próprio consegue amar qualquer um. O amor verdadeiro é aquele que vem depois do amor próprio.
                     O amor é cego, mas é capaz de transformar um mundo de guerra em um campo florido de pétalas de rosas. O amor é DEUS nos corações que buscam a paz. O amor é cada canto do mundo coberto de luz, paz, sorriso e dignidade. O amor é DEUS. É DEUS o amor.
     Aos que amam, peço-lhes que continuem assim, pois somente assim poderemos presenciar de perto a evolução humana, só assim poderemos ver a paz nos quatro cantos do mundo, só assim poderemos transformar em alegria o que hoje é dor no coração de uma mãe que vê seu filho entregue ás drogas(sejam elas licitas ou ilícitas). Aos que não amam, peço-lhes que aprendam o bem que esse sentimento causa aos corações que buscam DEUS, peço-lhes que amam, afinal, a evolução humana não poderá aceitar e nem entender o seu retardo mental ao que lhe fará bem. O AMOR.
    Amo com o coração. Amo de verdade. Assim será para todo o sempre em minha vida. Não vou remediar um sentimento que me faz enxergar o mundo de uma forma melhor.
                      As crianças que choram, aos que passam fome, aos que passam cede, aos que amargam a solidão, aos que sofrem a dor da partida, aos que nasceram na África, aos que nasceram no berço da miséria, aos que nasceram no Iraque, aos que choram na Palestina, aos que moram em baixo de pontes, aos que vivem sem famílias, aos que não tem pai, aos que não tem mãe, que o amor esteja em seus corações e que as esperanças se renovem a cada amanhecer. Ao mundo, DEUS proverá um futuro melhor, mas para isso, amem, pois o amor é a maior força que alguém pode trazer no coração.
By: Tchulo

Nenhum comentário: