12.31.2010

NÃO CONFUNDA: HIDROPÔNICO NÃO É ORGÂNICO


Com a atual variedade de produtos nos supermercados, fica difícil para o consumidor não se confundir entre tantos nomes: natural, hidropônico, processado, orgânico... A seguir, veremos com mais detalhes cada uma dessas denominações.
"Natural"
Em princípio, vale lembrar de que toda verdura, fruta ou legume é natural, já que o homem pode apenas reproduzir plantas a partir de sementes ou outras partes de plantas, multiplicando-as através da agricultura. Ou seja, independentemente do sistema em que foram produzidos (convencional ou orgânico), do grau de contaminação ou da qualidade nutricional que apresentem, qualquer verdura, legume ou fruta é natural. Portanto, a palavra "natural" indicada nas embalagens não significa que o produto esteja isento de agrotóxicos e outras substâncias que trazem riscos para a saúde humana.

"Processado"
Os produtos lavados, cortados e embalados, usados para facilitar a vida da dona de casa, continuam sendo verduras e legumes convencionais, ou seja, que receberam agrotóxicos e adubos químicos; apenas já foram selecionados pela indústria. Atualmente, é possível encontrar produtos higienizados e processados que foram produzidos no sistema orgânico e que por isso, não contêm agrotóxicos nem qualquer outro produto potencialmente tóxico. Para encontrá-los, basta verificar na embalagem a palavra "orgânico" juntamente com o selo de uma instituição certificadora. Desta forma, o consumidor terá a certeza de que os produtos processados seguiram, de fato, todas as normas de produção que geram alimentos saudáveis, como são os orgânicos.

"Hidropônico"
O hidropônico é um alimento produzido sem a presença do solo e sempre em ambiente protegido, ou seja, em estufa. Cultivado sobre suportes artificiais, em água, recebe soluções químicas para nutrição e tratamento de eventuais doenças.

"Orgânico"
O produto orgânico, ao trazer este nome na embalagem juntamente com o selo de uma Instituição Certificadora, demonstra a quem o compra muito mais que um alimento isento de substâncias nocivas à saúde. Ao ser gerado dentro de um sistema produtivo que preservou o ambiente natural, o produto orgânico contribui para a melhor qualidade de vida não de um consumidor isolado, mas de toda a sociedade.
Existe uma certa confusão por parte do consumidor ao chegar no supermercado ou na feira e se deparar com frutas, verduras ou legumes rotulados como orgânicos ou hidropônicos.

O hidropônico é um alimento produzido sem contato com o solo e sempre num ambiente protegido, sob controle, geralmente em estufa. São colocados em suportes artificiais, em recipientes com água e ganham um tratamento com aditivos químicos para impedir que sejam atacados por diversos tipos de pragas.

Já os hortifruti produzidos de forma orgânica, não levam qualquer tipo de herbicida, ou qualquer outro produto que ofereça risco tóxico.

Estes produtos devem receber na embalagem um selo emitido por algum órgão fiscalizador, informando que é orgânico e que sua produção ajudou a preservar o meio ambiente.

Nenhum comentário: