12.27.2010

saude

ÓLEO E FARINHA DE ABACATE SÃO OS NOVOS ALIADOS DA SAÚDE

Óleo e farinha de abacate são os novos aliados da saúde do brasileiro
Além de trazer mais qualidade e sabor à mesa do brasileiro, o óleo natural da fruta reduz o colesterol e o diabetes e ainda tem ação anticancerígena.

De acordo com uma recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares cresceram exponencialmente no Brasil dos últimos anos. Para se ter uma idéia, o enfarte foi apontado pela pesquisa como a primeira causa de morte em todo o Brasil. Mas agora, adversários de alto nível prometem ajudar a diminuir o problema. Do que estamos falando? Da farinha e o óleo de abacate! Encontrados em lojas de produtos naturais, estes são os mais novos alimentos funcionais capazes de baixar os níveis de colesterol e reduzir as chances de desenvolver diabetes e câncer.

Estudos realizados em laboratório comprovaram que a gordura do abacate, tão temida pela maioria dos consumidores e preservada no óleo extra-virgem e na farinha da fruta, é uma gordura “do bem”, com níveis elevados de ácido oléico e de beta-sitosterol. Uma gordura insaturada capaz de reduzir os níveis de triglicerídeos e do “mau” colesterol (LDL) sem alterar a quantidade de “bom” colesterol (HDL) no sangue.

Seus benefícios já começam no prato: quando misturado à comida, ele se associa às gorduras saturadas dos outros alimentos e impede que o corpo as absorva. Em seguida, alcança a corrente sanguínea e o fígado, onde equilibra os níveis de HDL/LDL em “parceria” com as lecitinas também presentes no abacate, capturando o LDL e facilitando sua eliminação pela urina. Além das gorduras, esses produtos absorvem o excesso de açúcar no sangue, auxiliando no combate aos dois tipos de diabetes e contribuindo para a perda de peso.

Entre outras vantagens, o reforço do sistema imunológico é um dos destaques. O beta-sitosterol contido tanto no óleo quanto na farinha, incentiva a proliferação dos linfócitos e das células NK, além de suprimir substâncias carcinogênicas, que facilitam o surgimento do câncer. De acordo com pesquisas realizadas no México e nos Estados Unidos, a ingestão de 3 a 4 g diárias, equivalente a uma colher de sopa da farinha de abacate, pode reduzir o mau colesterol em até 15%. Uma colher de chá do óleo puro por dia também é suficiente para garantir os benefícios.

Para completar, a luteína presente na farinha e no óleo de abacate, ajuda a proteger contra o câncer de próstata e doenças dos olhos, como a catarata, e também age como diurético natural. Com grandes doses de vitaminas A e E, o abacate também funciona como poderoso antioxidante que inibe a formação de radicais livres no organismo. Eterno aliado da estética, os nutrientes do óleo de abacate também são ótimos para revitalizar os cabelos e a pele. Em especial os mais secos.

Nenhum comentário: