3.30.2011

10 melhores praias nudistas do Brasil

Biquínis, maiôs, sungas e bermudas compõem os, digamos, trajes típicos de praia. Mas não em todas as praias: há lugares onde não há pudor em relação ao corpo, onde as pessoas se encontram todas com a mesma vestimenta, ou melhor, sem qualquer tecido que cubra o corpo.

A prática, de origem alemã, ganhou o mundo após a Segunda Guerra Mundial. Se a Europa foi quem marcou a ponta, o Brasil não ficou atrás por muito tempo. Atualmente, há lugares acessíveis de barco, com dunas, em meio a piscinas naturais e com ondas radicais.
Seja para quem quer incorporar o hábito ou apenas tirar todos eles por um dia, escolhemos 10 destinos brasileiros para curtir o contato com a natureza sem restrições nem barreiras.
A 30 km de João Pessoa, na Paraíba, a praia Tambaba é a primeira da lista de muitas em que o nudismo se tornou comum. No entanto, somente a partir de 1989, o local cercado por árvores e com piscinas naturais foi autorizado legalmente a ser frequentado por naturistas.
No outro extremo do mapa, a Praia do Pinho, em Santa Catarina também é conhecida entre os iniciados. O local é naturalmente apto, pois é cercado por montanhas, e há uma boa infraestrutura de pousadas e restaurantes. Oficialmente, é a primeira praia nudista legal, desde 1988. Também em Santa Catarina, com um ambiente familiar, mar calmo e bastante privacidade, a praia Pedras Altas é uma das mais frequentadas por casais com filhos. A praia é cercada por rochas, mas possui bastante infraestrutura, como pousada, estacionamento e restaurante. No mesmo estado, a praia da Galheta fica ao fim de uma trilha de 300 metros que a liga às praias mais movimentadas de Floripa.
Pequena e charmosa, a praia Olho de Boi, no Rio de Janeiro, está entre as que proíbem o uso de vestimentas. Localizada na costa de Búzios, proporciona privacidade, já que fica escondida entre costas rochosas. Considerada uma das mais belas, a praia do Abricó, também no Rio de Janeiro, é uma área de proteção ambiental e faz parte da reserva biológica do Parque Grumari. Apesar de isolada, já que é cercada por montanhas e tem águas cristalinas, está próxima ao centro da capital carioca e pode ser acessada de ônibus ou carro.
Outra opção para quem gosta de surfar sem roupas é a praia Brava, em Cabo Frio. Cercada por escarpas de cerca de 20 metros de altura, fica em frente a Ilha dos Papagaios. As águas selvagens do local atraem adeptos aos esportes aquáticos.
A Ilha Jurubá, em Paraty, é aberta aos naturistas desde 2006. Além de uma praia quase intocada, o local é cercado pela Mata Atlântica e oferece acomodação e restaurantes aos visitantes.
No litoral norte do Espírito Santo, está a única praia de naturismo da região. Como faz parte de uma ilha, é preciso atravessar de barco o rio para se ter acesso à praia Barra Seca.
Na Bahia, a praia Massarandupió fica a 93 km de Salvador. Dunas e mar agitado são as principais características da praia que, no verão tem alto movimento, mas fica praticamente deserta no inverno.
Especial para Terra

Nenhum comentário: