3.28.2011

faixa_saude.png

NOVIDADE NA LUTA CONTRA O CÂNCER: CIENTISTAS SEQUENCIAM GENOMA DO MIELOMA MÚLTIPLO

Novidade na luta contra o câncer: Cientistas sequenciam genoma do mieloma múltiplo
Confira o resultado de uma pesquisa que representa mais um passo na luta contra o câncer.

Mais uma boa notícia na luta contra o câncer: De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cientistas revelaram o retrato mais abrangente da genética do mieloma múltiplo, uma forma de câncer que afeta os plasmócitos, ou seja, células do sangue. A novidade foi publicada na revista Nature.

Para Todd Golub, diretor do Programa de Câncer do Instituto Broad, nos Estados Unidos, um dos autores do estudo, a descoberta pode e deve ser comemorada, uma vez que o retrato genômico do mieloma múltiplo revela genes que até então não haviam sido associados com o câncer.

“Esses genes, que sofrem mutações frequentemente, não estavam em nossos radares quando pensávamos tanto em mielomas como em cânceres em geral”, disse ele, ressaltando que também foram identificaram mutações genéticas múltiplas que interferem nas reações químicas normais em uma célula. Para o estudioso, individualmente, cada uma dessas mutações é bem incomum e provavelmente continuaria desconhecida se não fosse pela análise de uma grande coleção de amostras.

A pesquisa envolveu o sequenciamento e análise dos genomas de 38 amostras de câncer e poderá ajudar no desenvolvimento de possíveis terapias para a doença incurável. A taxa de sobrevivência do mieloma múltiplo após cinco anos é de menos de 40%.

A doença começa na medula óssea, onde plasmócitos, que normalmente produzem anticorpos, tornam-se malignos, atingindo células normais e ossos. Não se sabe a causa da doença, que pode se desenvolver em pessoas sem fatores de risco conhecidos e mesmo sem histórico familiar.

Nenhum comentário: