4.02.2011

O tal do padrão

Vai me dizer que você não gostaria de estar pelo menos uns dois quilinhos mais magro? Hoje em dia muitas pessoas se acham acima do peso. Talvez você esteja, talvez não. O fato é que todos se sentem na obrigação de estar em forma, com o corpo esbelto, magro e sarado. Daí eu pergunto: por que obrigação?! Por que todo mundo quer estar no padrão? Já parou pra pensar que padrão é uma coisa muito chata? Ninguém tem que ficar igual a ninguém. Se todos fossem iguais não teria a menor graça. E se você tentar ficar igual vai aparecer um pra ser diferente e todo mundo vai querer ficar igual a ele. Isso se chama moda. E moda é um ciclo, sempre muda e sempre volta. É por causa disso que acredito que não existe um padrão de beleza, ou pelo menos ele não deveria existir.

Se hoje em dia é bonito ser magro, há um tempo atrás não era. O bonito na Idade Média era ser branquelo e gordinho. Branco porque isso era sinal de que o cara não trabalhava no campo e tinha dinheiro pra ficar em casa. E gordo porque isso significava que havia fartura na mesa dele. Os gordinhos branquelos eram os poderosos e esse era o ideal que todos queriam alcançar. Naquela época todo mundo era chegado numa gordurinha e numas celulitezinhas e ninguém achava isso feio. Mas com a ida da maioria desse pessoal para as cidades, todo mundo ficou com "cor de escritório" e, com o avanço da tecnologia, a comida chegou à mesa de um monte gente e geral ficou sedentário. Como os ricos passaram a viajar de férias e praticar esportes virou um hábito, a onda virou ser magro, musculoso e bronzeado. Ou seja, padrões de beleza sempre mudam - a Marilyn nos anos 2000 seria apenas uma gordinha baixinha e a Gisele nos anos 50 seria uma magrela, alta e nariguda - e sempre serão para poucos. Meu conselho: não tente alcançá-los, pois perderá seu tempo.
Essa história toda de ter que emagrecer, malhar, fazer plástica e um monte de coisa mirabolante não pode se tornar regra. Uma japinha nunca vai ser mulata e uma índia nunca vai ser branca. Pode parecer clichê, mas acredito que a beleza está nos olhos de quem vê e você deve se aceitar do jeito que é. Você pode ser lindo, bonito, bonitinho ou horroroso. Mas isso sempre vai depender do gosto da pessoa que te vê. O que é bonito pra mim pode não ser pra você e vice-versa. Você pode até lançar mão de vários artifícios pra tentar mudar sua aparência e se sentir mais bonito (eu também sou vaidosa e gosto de estar de bem com o espelho, só acho que não vale a pena exagerar e fazer mil loucuras, né?!), mas garanto que ser você mesmo e aceitar sua beleza tem mais valor e te deixará muito mais feliz. ; 
Blog Palavreando ideias

Nenhum comentário: