3.28.2011

Evitar varizes é possível


Especialistas recomendam mudança de hábitos alimentares e fazer exercícios

Rio - Antes de culpar mãe, avó ou qualquer outro parente por você ter tendência a desenvolver varizes, repense seus hábitos. Isto é o que recomendam os especialistas. De acordo com eles, o aparecimento das veias altas e azuladas, que atinge 40% da população adulta, pode ser prevenido ou até minimizados com cuidados básicos, como exercitar os membros inferiores, ter boa alimentação e não exagerar no uso de salto alto.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero, ter uma vida saudável é a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de varizes.

“Pessoas que se exercitam e tem uma alimentação rica em fibras sofrem menos com questões de sobrepeso e prisão de ventre. Estes fatores são obstáculos, na região do abdômen, à volta do sangue das pernas para o coração. É isso que faz as veias enfraquecerem e dilatarem, causando as varizes”, explica Eduardo.

O médico alerta ainda para outros fatores. Tabagismo, uso de anticoncepcional ou reposição hormonal na menopausa, além do uso frequente de salto alto, dificultam o mecanismo de retorno do sangue. Mas não é optando por mudar apenas um destes hábitos que as varizes serão evitadas. “Pra se prevenir é preciso mudar os hábitos em conjunto”, propõe Eduardo.

Caso as varizes já existam, tratamentos como aplicação de laser e uso de medicamentos ajudam a amenizar o desconforto causado pelos vasos doentes ainda não aparentes. Quando os vasos começam a ficar visíveis, a solução é a escleroterapia. Já para vasos maiores, a cirurgia vascular pode resolver o problema. “Quanto mais cedo começam os cuidados com as varizes, menores serão os problemas futuros”, conclui Fávero.

Fique atento

MOVIMENTE-SE
Ficar muito tempo sentado ou muito tempo em pé só é fator de risco para varizes se a perna ficar parada. Mexa-se, pelo menos, a cada duas horas.

BOA ALIMENTAÇÃO
Uma dieta saudável, rica em fibras e líquidos, ajuda a evitar a prisão de ventre.

EXERCÍCIOS
A prática de atividades físicas colabora com a perda de peso e aumenta a força de contração dos músculos das pernas, tornando-as bombas musculares.

SEM BARRIGA
O excesso de gordura abdominal também dificulta o retorno do sangue.

CIGARRO
Fumar causa danos às paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, aumenta a predisposição à trombose, fator de risco para o surgimento de varizes.

Só com determinação é que as varizes vão embora
, porEdson Amaro Neves

A falta de persistência no tratamento das varizes faz com que os resultados fiquem abaixo do esperado

Manter as pernas sempre bonitas no decorrer dos anos não é uma tarefa fácil. Inúmeros fatores estão sempre atuando para comprometer a beleza delas, como variações bruscas de peso, estresse, vícios alimentares, drogas, hipertrofias ou atrofias musculares e fortes distúrbios emocionais. O que tais influências deixam são celulites, estrias, manchas, cicatrizes e varizes. 

Por isso, é necessário seguir uma série de condutas preventivas ao longo do tempo. Se puder contar com uma pré-disposição genética favorável e um pouco de sorte é ainda melhor, pois, algumas vezes, pequenos cortes, queimaduras, irritações alérgicas e até picadas de mosquitos podem deixar sequelas de difícil resolução e esteticamente desastrosas.

Diante de tantos inimigos, os tratamentos para beleza das pernas se desenvolveram pela busca de novos e melhores métodos para, pelo menos, amenizar os impactos estéticos. Mas, infelizmente, a falta de postura e determinação faz com que os resultados não sejam os esperados.

 Antes de se iniciar uma terapia contra as varizes é importante a pessoa se orientar sobre seu estado físico, estético e mental, a fim de enfrentar adequadamente um procedimento muitas vezes longo e paulatino, pois, é bom frisar, quando o assunto é variz, nem sempre é fácil acabar definitivamente com os minúsculos vasos.

 Só depois de bem  avaliado o caso, o profissional Angiologista irá, junto de seu paciente, traçar um plano de tratamento focando objetivos de curto, médio e longo prazos.

Muitas das técnicas utilizadas necessitam de uma pequena dose de sacrifício e até um pouco de resistência à dor, mas perfeitamente suportável (semelhante ao desconforto provocado por certas depilações).

Agora felizmente já se possui aparelhos (como o Freedo que temos em nossa clínica do Downtown) que anestesiam por crioterapia o local a ser puncionado. Atenuando bastante o desconforto das injeções de esclerosantes.

Fora todos esses fatores, nos casos mais difíceis, a paciência é outro ponto fundamental. Alguns vasos necessitam de mais de uma sessão de aplicação para ser totalmente esclerosado. O paciente, de fato tem que ser paciente e dar continuidade ao conjunto de sessões indicadas pelo seu Angiologista, seguir todas as orientações complementares para que o tratamento realmente funcione e seja bem sucedido clinica e esteticamente.

 Costumamos de um modo geral orientar para o paciente em tratamento estético vascular:

Manter o corpo sempre bem hidratado, realizar exercícios físicos regularmente, adotar uma dieta saudável, deixar de lado o estresse e o mau humor, respeitar os momentos de repouso, fazer a automassagem e a drenagem linfática, sem esquecer-se de tomar os medicamentos prescritos corretamente.

 A persistência e a seriedade serão recompensadoras para suas belas pernas ficarem a mostra sem preconceitos.
Dores e peso nas pernas? Saiba o que são varizes
17/09/2010, porEdson Amaro Neves

Varizes são veias que se dilataram e ficaram tortuosas, responsáveis pela sensação de dor, queimação, inchaço e cansaço nas pernas.

Varizes são veias, que se dilataram e ficaram tortuosas, responsáveis pela sensação de queimação, dor, inchaço e cansaço nas pernas. Nos estágios mais avançados,sem o devido tratamento, podem agravar com formação de flebites. Quando crônicas (Insuficiência vascular venosa crônica), podem levar ao aparecimento das úlceras varicosas que são incapacitantes e precisam de repouso prolongado para sua cicatrização.

Podem se apresentar em diversas formas: apenas como minúsculas linhas avermelhadas serpentinosas (telangiectasias) ou mais calibrosas azuladas (varizes de médio calibre), ou ainda com nódulos que saltam o plano da pele (varizes de grosso calibre).

Normalmente, acometem bem mais às mulheres, devido à influência dos hormônios sexuais femininos, gravidez, e menor massa muscular que os homens. Existe também uma tendência inata geneticamente determinada em algumas pessoas e, se na família apresentam-se vários casos de varizes, o risco de tê-las é bem maior.

Dependendo do tipo de variz, existem formas de tratamento mais adequadas; o importante é iniciar o tratamento o mais precoce possível, pois, dependendo do grau de desenvolvimento das varizes, poderá ser recomendado de simples aplicações, cirurgias de micro incisões, ou até retirada de veia safena, o que é menos comum atualmente.

Uma avaliação com um médico especialista em angiologia (Angiologista ou Cirurgião Vascular) é fundamental para se saber em que estágio encontram-se as varizes e a saúde vascular. Normalmente estes profissionais estão mais aparelhados e qualificados para fazerem o mapeamento de suas varizes , pois possuem em seu consultório um aparelho de ultrassom vascular (doppler vascular) e assim, poderão fazer uma avaliação mais efetiva para diagnosticar e fazer as devidas indicações ao seu quadro clínico vascular.

A indicação mais praticada é a esclerose das varizes, escleroterapia (Aplicações): Antes temida devido aos riscos de ulcerar ou deixar manchas escuras no local da aplicação, além de muito dolorosa. Hoje em dia, é de maior segurança e sem tais riscos, visto que os métodos utilizados evoluíram, bem como as soluções esclerosantes são menos cáusticas.

Métodos de Tratamentos Vascular Varicoso

- Escleroterapia com injeçao de solução esclerosante, ainda é o método mais largamente testado e utilizado preferencialmente nas varizes de pequeno calibre, sendo o que até hoje mais apresenta bons resultados com menos intercorrência. Desde que praticados por profissionais médicos qualificados.

- Aplicações sem injeção, por radiofreqüência, são utilizadas principalmente para as varizes de tamanhos minúsculos (telangiectasias), também com algum resultado.

- Aplicações com Laser são menos utilizadas e, em alguns casos, podem ser indicadas em varizes de pequeno calibre, telangiectasias de face e remoção de tatuagens. Quando utilizados aparelhos de última geração já não deixam mais aquelas temíveis manchas hipocrômicas .

- Microcirurgia de varizes são realizadas com freqüência pelos angiologistas cirurgiões vasculares para as varizes de médio calibre, que são aquelas em que já não se deve aplicar esclerosantes ou laser, devido a um maior risco de hiperpigmentação (manchas acastanhadas). Esta cirurgia, embora utilizando microincisões e sendo de pequeno risco, devem ser feitas em centros cirúrgicos para melhor segurança do paciente - que normalmente são liberados logo que terminado o ato cirúrgico, com os devidos cuidados pós-operatórios e calçando meias elásticas compressivas.

.....
Continue nos acessando que sempre estaremos prontos para contribuir com informações para melhora de sua saúde e estética vascular.

Varizes.com - "Mais que estética, bem-estar."

Acompanhe-nos também pelo twitter : www.twitter.com/varizes

- Saiba mais sobre prevenção e estética vascular baixando do nosso site gratuitamente os artigos do CD Interativo Belas Pernas .

Nenhum comentário: