6.16.2011

INIMIGOS DOS VESTIBULANDOS:ANSIEDADE

Ansiedade: saiba como combater um dos inimigos dos vestibulandos

É preciso prestar atenção nos sinais da ansiedade ainda na juventude

Com o início das temidas provas de vestibular no país, no mês de junho, foi aberta a temporada de estudantes nervosos e estressados. Com o emocional dos filhos bastante fragilizado, pais e mães precisam estar atentos a um outro fator: a ansiedade. Para psicólogos, uma boa dica para combater a ansiedade dos estudantes é não restringir o aprendizado apenas às disciplinas escolares. Uma saída é, também, investir em atividades extracurriculares.
O preparo emocional do estudante, segundo o psicólogo Fernando Elias José, é fundamental para o desempenho do futuro profissional no mercado de trabalho. “O autoconhecimento é importante no desenvolvimento da autoconfiança, que vai se refletir na qualidade profissional de cada um”, disse o especialista em preparação para provas e vestibulares.
“Nossas emoções e atitudes indesejáveis são produtos de um pensamento disfuncional. Quando você sente ansiedade, e evita determinadas situações, está exercendo uma forma errônea de pensar”, completou Fernando Elias José.
Como ainda não foi descoberta a cura para a ansiedade, o ideal é ficar atento aos primeiros sinais deste mal ainda na juventude. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Biomolecular, os principais sintomas a serem notados são: dificuldade em pegar no sono, apreensão, irritabilidade, inquietação, impaciência, nervosismo, agitação, hiperatividade, labilidade emocional, humor lábil, insônia, dificuldade de aprendizado, respostas exageradas com sobressalto, susto e espanto.

Nenhum comentário: