6.13.2011

Formol Cancerigeno


 O governo dos EUA emitiu um alerta classificando oito produtos químicos como cancerígenos. O composto que gerou a maior preocupação foi o formaldeído, - base do formol, encontrado em produtos para cabelos, esmalmentes, tintas, espuma de isolamento, entre outros produtos. Estudos em humanos demonstraram que a exposição ao formol pode causar câncer, incluindo câncer de garganta e leucemia mielóide.


Outro composto que inclui a lista de cancerígenos é o Estireno, conhecido como benzina de vinil, encontrado no isopor e utlizado no processo de fabricação de copos de plástico e papel. As informações são da rede americana ABC News.


Também figuram na lista de cancerígenos, os ácido Aristolóquico, encontrado e alguns tipos de ervas; o Captafol, tipo de fungicida utilizado per agricultores; Carboneto de tungstênio-cobalto (em pó e em metal duro), utilizado na fabricação de metal duro; Orto-nitrotolueno, usado em tintas sintéticas, tais como magenta e vários corantes de enxofre para tecidos e o Riddelliine, encontrado em algumas plantas não são utilizados para a alimentação.


O relatório que atestou os compostos como cancerígenos é feito a cada dois anos pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA
O dia 


FORMOL: ESPECIALISTA TIRA TODAS AS SUAS DÚVIDAS

Formol: especialista tira todas as suas dúvidas
Entenda de uma vez por todas por que essa substância pode te prejudicar.

Se conquistar os fios lisinhos é o sonho de grande parte das mulheres, tirar o formol de suas vidas parece um verdadeiro castigo. A escova progressiva chegou ao mundo como um tratamento milagroso e comprovou a sua eficácia para alisar as madeixas. Porém, quando se trata da saúde, esta alternativa deixou a desejar e colocou tudo em risco.
Então, o uso deste composto está terminantemente proibido? Isso significa o fim do sonho de manter o cabelo liso e brilhoso? Para esclarecer todas as suas dúvidas, confira uma entrevista com o médico dermatologista, Dr. Francisco Le Voci, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Coordenador do Ambulatório de Cabelos da Faculdade de Medicina do ABC e do Departamento de Cabelos da SBD.

1. O que é formol?
O Formol ou Formaldeído é um composto claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, conservante ou antisséptico nas formulações.
2. Por que ele é prejudicial à saúde?
O formol é comprovadamente prejudicial (tóxico) à saúde quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea. Em concentrações de 20 ppm (partes por milhão), no ar, causa rapidamente irritação nos olhos. Sob a forma de gás, é mais perigoso que em estado de vapor.
3. Por que o formol é utilizado em alguns cosméticos capilares?
Ele tem sido utilizado, indevidamente, em altas concentrações nos cosméticos capilares, com o objetivo de produzir alisamento dos cabelos, pois possui esta ação quando em contato com os fios.
4. Quais são as reações adversas que o formol pode causar?
São várias e graves as reações, inclusive câncer e óbito. Entre as principais reações adversas podemos citar: contato com a pele – irritação, vermelhidão, dor e queimaduras; contato com os olhos – irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaraçada.
Altas concentrações causam danos irreversíveis. A inalação pode causar até câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia.
Vale destacar que pode ser fatal em altas concentrações. A exposição crônica, frequente ou prolongada pode causar hipersensibilidade levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.
5. Se uma empresa de cosméticos possui autorização da Anvisa para fabricar/distribuir seus produtos é porque ela está de acordo com a legislação exigida pelo órgão, certo? Ou seja, as substâncias utilizadas na fórmula do seu produto são seguras para o consumidor e profissional?
Existem concentrações seguras de uso do formol em cosméticos como conservante, mas não para alisamento dos fios, conforme definido pela ANVISA. Assim, os fabricantes e profissionais devem respeitar as doses seguras.
6. Para quem estes produtos são contra indicados?
Todas as pessoas podem ser prejudicadas com o uso do formol em cosméticos, tanto os consumidores, quanto os profissionais que aplicam a substância. No caso das situações como as descritas acima, existem regras de proteção e de doses para que se utilize o formol, e somente pessoas treinadas e protegidas podem manipular o composto.
7. Quais os ingredientes mais seguros para quem deseja controlar os cachos?
Os produtos permitidos pela ANVISA para alisamentos capilares são: Tioglicolato de Amônio, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Potássio, Hidróxido de Cálcio, Hidróxido de Lítio e o Carbonato de Guanidina.
Sua Dieta

Nenhum comentário: