6.06.2011

LIPOASPIRAÇÃO: PESQUISA COMPROVA QUE GORDURA PODE VOLTAR!

Lipoaspiração: pesquisa comprova que gordura pode voltar!

Pesquisadores de Colorado revelam que gordura retirada das coxas e quadris voltam para a barriga e os braços.

O que para uns é a solução mais rápida para ficar com o corpo em forma e eliminar as gorduras localizadas, para outros já virou motivo de preocupação. De acordo com um estudo publicado na revista Obesity, a lipoaspiração pode reduzir a gordura de coxas e quadril, mas, com o tempo, a gordura retirada volta a se acumular na parte superior do abdome e nos braços.
Os pesquisadores da Universidade do Colorado acompanharam 32 mulheres na faixa dos 36 anos. Elas tiveram suas circunferências corporais e percentuais de gorduras medidos dois meses após a lipoaspiração e perderam 2% de gordura e quase o mesmo em circunferência. Um ano depois, as medidas foram reavaliadas e foi constatado que a gordura total voltou aos índices originais, mas concentrada na parte superior do corpo.
Para o grupo responsável pela pesquisa, esse resultado depende da “biologia da gordura” e não de uma cirurgia mal feita. Os cientistas explicam que as gorduras localizadas podem voltar mesmo em pessoas que fazem dieta.
O cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, explica que “a região lipoaspirada melhora o contorno corporal, por isso, se houver um aumento de peso, pequeno ou moderado, não ocorrerá perda do resultado. Mas, se o paciente ganhar muito peso, as células de gordura restantes começam a armazenar os excessos, uma vez que as células gordurosas aspiradas não voltam”.
O cirurgião ainda ressalta que: “O novo acúmulo de gordura só acontecerá se o paciente engordar. Portanto, aquele que se submete a uma lipoaspiração deve manter ou até baixar, quando necessário, seu peso após uma lipoaspiração”.
Ruben Penteado explica que a partir de 10% a mais do peso ideal, os resultados da lipoaspiração não são tão satisfatórios e que este procedimento não deve ser encarado como um método para emagrecer.
“Há um limite de gordura que pode ser retirado. Exercício e dieta são os caminhos para quem precisa eliminar o excesso de peso. De acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina, não se pode passar de 7% do peso corporal do paciente na lipoaspiração úmida (com injeções de soluções líquidas) e 5% de retirada de gordura na lipoescultura a seco”, disse o médico que recomenda uma avaliação profissional sobre o que pode ser removido de cada corpo.
Crianças não
O médico alerta que a cirurgia só se aplica aos adultos. Crianças, ainda que tenham acúmulo de gordura no corpo, a ponto de comprometer seu bem estar físico e psicológico, não devem se submeter à lipoaspiração.
Sua Dieta

Nenhum comentário: