6.11.2011

RUGAS PROFUNDAS PODEM PREVER O RISCO DE FRATURAS ÓSSEAS

Rugas profundas podem prever o risco de fraturas ósseas
Pesquisa: rugas podem ajudar a prever o risco de fraturas em mulheres

Uma ruguinha aqui. Outra ruguinha ali. Quando as rugas começam a aparecer, a primeira reação da grande maioria das mulheres é procurar ajuda de médicos ou dos cosméticos. No entanto, o problema pode ser mais sério do que uma questão estética. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, o surgimento e a profundidade das rugas no rosto e no pescoço podem ajudar a prever o risco de fraturas ósseas entre a população feminina.
Os cientistas norte-americanos examinaram 114 mulheres na menopausa que pararam de menstruar num período de três anos e estudaram a pele de cada uma, em especial 11 pontos do rosto e do pescoço. Foram utilizados aparelhos de ultrassonografia e raios X para medir a massa e a densidade óssea de cada uma.
De acordo com a equipe da Universidade de Yale, o risco de uma mulher ter fraturas pode ser medido pela presença de rugas profundas no rosto e no pescoço. Para eles, a quantidade e profundidade das rugas estão ligadas a uma perda de densidade óssea entre as mulheres que participaram da pesquisa.
Ainda segundo os responsáveis pelo estudo, os clínicos poderão identificar os riscos de fraturas entre as mulheres através de uma observação visual. Isso poupará tempo, preocupação da paciente e dos familiares, além de dinheiro com testes e exames mais caros. Dessa forma, caso você perceba o surgimento de rugas profundas, tanto no rosto quanto no pescoço, procure um especialista. Não custa nada prevenir.
Sua Dieta

Nenhum comentário: