6.08.2011

Pele ressecada

Aprenda a evitar a pele seca no inverno
Como todo mundo sabe o inverno é a época onde várias coisas acontecem como, por exemplo, o ressecamento da pele e o aparecimento de diversas doenças respiratórias como a gripe e outras. Muitas pessoas acham que no inverno não devemos cuidar de nossa pele, mas pelo contrário porque por mais  que não haja sol, há o vento e o ar frio o qual resseca a pele ainda mais. Muitas pessoas acham que a pele fica ressecada por causa da falta de água, mas isso é totalmente ao contrário, pois o excesso de água é que faz com que ocorra o ressecamento da pele, então se você tem o hábito de tomar banhos demorados e extremamente quentes com certeza terá uma pele bem ressecada e seca. Mas, é claro que há outros fatores que ajudam com que a pele fique ainda mais ressecada como, por exemplo: o sol, a poluição, o ar frio, o vento, a mudança brusca de temperatura e a falta de hidratação dentro do nosso organismo pode levar ao ressecamento da pele deixando a pele ainda mais seca. A pele seca é conhecida também como xeratose e não possui idade para aparecer, pois desde crianças até mesmo pessoas mais velhas podem ter esse problema que é caracterizado pela textura fina, pouca elasticidade, tendência a descamação, envelhecimento precoce, coceiras, sangramentos, vermelhidão, poros invisíveis entre outros problemas. Para evitar que isso ocorra com a sua pele o ideal é utilizar cosméticos hidratantes diariamente para manter a pele hidratada. Tomar banho não muito quente para não retirar toda a oleosidade da pele, não demorar muito nos banhos e utilizar sabonetes neutros e hidratantes.
No inverno, a pele fica mais ressecada, mesmo, não tem jeito. Mas alguns hábitos bastante simples minimizam os danos causados pelos dias frios. Destacamos as partes do corpo que mais sofrem durante a estação e os cuidados essenciais para mantê-las a salvo:

ROSTO
É o ponto mais crítico durante o inverno, pois a pele dessa região é mais sensível do que a do resto do corpo e está sempre exposta.

Dica. Como no inverno costumamos usar água em temperaturas muito altas, e o hábito de lavar o rosto é menos frequente do que no verão, uma limpeza profunda é fundamental. Por isso, após o banho, passe um algodão umedecido com loção de limpeza facial. E, depois da limpeza, passe creme hidratante. Antes de dormir, um creme simples; antes de sair de casa, durante o dia, prefira produtos com filtro solar com fator de proteção 15, no mínimo.

CORPO
Na tentativa de manter o corpo quentinho, acabamos usando mais roupa e peças mais pesadas. A sensação é boa, mas... muita roupa sobre o corpo dificulta a transpiração natural, porque obstrui os poros. Então, o que fazer?

Dica. Durante o banho, faça uma esfoliação com cremes apropriados para o corpo. Fique atenta aos cremes específicos para os joelhos e os cotovelos. Após a esfoliação, a pele tende a ficar sensível; por isso, use e abuse de hidratantes corporais, de preferência os com perfume, que, além de hidratar, dão aquela sensação de limpeza ainda mais profunda. Fazendo isso, você elimina células mortas, e limpa e desobstrui os poros. Mais: a esfoliação e a hidratação também ajudam a evitar as espinhas.

PÉS E MÃOS
Aqui temos dois lados de uma mesma moeda. No inverno, as mãos sofrem por estarem sempre expostas; e os pés, por outro lado, sofrem por ficarem tanto tempo abafados, por meias pesadas ou sapatos.

Dica.
Cuidar das mãos durante o inverno é essencial e bastante simples: basta usar creme hidratante com filtro solar - frequentemente. Em tempos de gripe suína, em que lavamos mais as mãos e passamos álcool em gel sem parar, hidratá-las é mais do que necessário. Já para os pés, o ideal é uma boa limpeza, com direito a esfoliante para retirar células mortas e eliminar fungos; e hidratante, para evitar ressecamento e rachaduras. Outra dica, esta bem difícil para muitas pessoas, é dormir sem meias, para ventilar melhor os pés. Se você faz o gênero friorento, experimente colocar uma colcha dobrada sobre os pés, em cima do edredom.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/ Especial para Terra

Nenhum comentário: