6.06.2011

Abate de camelos para lutar contra mudancas climaticas.

CINGAPURA - Matar camelos para ganhar créditos em carbono pode parecer uma medida extrema para lutar contra as mudanças climáticas, mas o governo australiano nesta quinta-feira detalhou várias questões que ajudarão os investidores a fazer exatamente isso.
Como vacas e carneiros, o processo digestivo dos camelos produz grande quantidade de metano, um gás estufa muito mais poderoso que o dióxido de carbono. Sem predadores naturais, a população de camelos hoje é de mais de um milhão no deserto australiano e não pára de crescer.
A metodologia é apenas que vem sendo desenvolvida sob a Carbon Farming Initiative (CFI), o primeiro programa do país de regulação de carbono que visa recompensar agricultores e investidores por passos de corte de emissão de gases. A legislação deste projeto está sendo debatida pelo parlamento e deve ser aprovada.
Os camelos, introduzidos no século XIX, se tornaram a maior praga da Austrália: pisam em grandes áreas de vegetação, danificam poços e competem com espécies nativas por comida. O abate de camelos neste programa poderia gerar até 18 milhões de créditos em carbono, com mais de 650 mil criados por ano durante o período de três a cinco anos.
O Globo

Nenhum comentário: