1.21.2012

Alergia em cães


As alergias são conhecidas como alergopatias ou dermatites alérgicas. Nos cães falamos em DAPE (dermatite alérgica à picada de ectoparasitas), HA (hipersensibilidade alimentar), atopia e alergias de contato.

Ela é uma das doenças de pele que causam o maior prurido (coceira).

O cão alérgico pode ter uma das causas acima ou mais de uma - quase todo cão atópico também tem DAPE, por ex.

As alergopatias normalmente se desenvolvem entre 1 e 3 anos de idade, em média - o animal se torna alérgico, como nós, em determinada fase da vida. Hoje em dia já falamos também em hereditariedade, portanto cães alérgicos devem ser afastados da reprodução. Existem algumas raças predispostas, como por ex, Retriever do Labrador, Poodle, Bull Terrier, Bulldog Inglês, Lhasa-apso, dentre muitas outras. O número de cães alérgicos vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

Os principais sintomas são coceira intensa e lesões de pele secundárias cheias de bactérias e/ou leveduras. Algumas lesões ou localizações de lesões são 'clássicas' para veterinários que atendem dermatologia.

O diagnóstico não é fácil e, normalmente, é bastante demorado. Histórico, exame clínico e muita conversa com o proprietário são fundamentais. Alguns exames laboratoriais ajudam a direcionar, mas não fecham por completo a causa do processo alérgico. Portanto é um conjunto de tudo isso.

Tratamento definitivo não existe, mas sim controle da doença, o que também é muito difícil e demorado. Quando achamos uma causa, como por ex, pulgas ou alergia alimentar, entramos com controle correto das pulgas e dieta específica e normalmente acabamos ou diminuimos bastante os sintomas. Agora no cão atópico, que pode ser alérgico a diversas coisas, como por ex, grama, pólen de flores, pó, perfume, enfim, não conseguimos chegar nas causas e o controle é bem mais complicado.

Eu recomendo, para donos de cães com lesões de pele recorrentes, passar em consulta com um veterinário dermatologista para tentar fechar um diagnóstico e dar qualidade de vida ao animal. Orientações sobre manejo e alimentação são bem importantes. Fica a dica!
Por 

Nenhum comentário: