1.21.2012

O sol brilha para todos . Filtro solar

Para muitas pessoas do mundo, o verão é a estação mais esperada do ano. No Brasil, além de coincidir com o período de festas e férias, o calor costuma ser um bom motivo para sentir mais disposição e até mesmo mais alegria.
Existe uma razão para essa sensação de bem-estar. O sol contribui para que o nosso organismo absorva a vitamina D, que ajuda a manter os ossos fortes, prevenir ou combater diversas doenças.
Contribui também para um melhor funcionamento dos sistemas imunológico, cardíaco e neurológico.
Para entender melhor o verão, é preciso saber que as estações do ano são definidas de acordo com o movimento do planeta em relação ao Sol. A Terra gira em torno de si mesma, demarcando os dias, e ao redor do Sol, caracterizando a passagem de um ano. Sendo assim, alternadamente, a cada seis meses, os hemisférios se voltam para o Sol. Essas posições são conhecidas como Solstícios: de Verão para o hemisfério voltado ao Sol; ou de Inverno para o hemisfério voltado contra o Sol. Isso determina a divisão das estações e suas respectivas particularidades de clima, temperatura e duração do dia.
Sabemos também que o astro-rei é responsável pela manutenção da vida no nosso planeta. E ainda que possamos sentir intensamente a sua presença, na verdade, estamos muito distantes dele. Para termos uma idéia, a luz do Sol demora cerca de 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra, e nem toda energia que chega à atmosfera atinge a superfície – cerca de 31% é refletida para o espaço sem ser aproveitada. As nuvens absorvem porções da energia refletidas pela superfície – o que garante a isolação térmica do planeta, impedindo que ele esfrie demasiadamente – e funcionam como controladoras da temperatura.
É fácil notar, por exemplo, os efeitos do Sol até mesmo no comportamento humano. As populações que vivem em países próximos à Linha do Equador, região que recebe constante incidência de Sol, têm características similares – relacionadas à alegria, descontração e beleza.
Pesquisas apontam que muitas pessoas apresentam, em grau maior ou menor, alterações de sono, apetite, energia e humor, ligadas às estações do ano. O termo “Winter Blues”, por exemplo, refere-se à uma sensação de desânimo que se manifesta nos tempos de inverno. Quem não enfrenta aquela preguiça na hora de sair da cama quentinha ou sente muita vontade de comer massas nessa época do ano? Tudo isso é normal e tais sensações, em sua maioria, não chegam a justificar a procura de um médico. Mas há quem sofra muito mais. Estudos iniciados na década de 80, no Instituto Nacional de Saúde Mental dos USA em Bethesda, Maryland, comprovaram a existência de um distúrbio chamado “Depressão Sazonal”, que precisa de tratamento.
É por isso que o Sol é essencial para nossa vida. Ainda mais quando o que desejamos é qualidade de vida. Neste aspecto, o brasileiro sai em grande vantagem. Nosso país é abençoado pela natureza – exuberante e diversa. Atende a todos os gostos e bolsos. Afinal, a praia está ali para todos. Portanto, aproveitar o verão é praticamente um hábito democrático – em areias brancas, mar de águas mornas, brisa e muito Sol. É tempo de tirar os sapatos, caminhar, sentir o calor na pele e a refrescante sensação de beber uma água de coco geladinha.
O Sol com inteligência: proteção e diversão
Para curtir as delícias do verão e aproveitaro sol com responsabilidade e prazer é bom conhecer algumas dicas fundamentais.
  • Aplique o Filtro de Proteção Solar diariamente, 30 minutos antes da exposição e reaplique a cada duas horas ou após transpiração excessiva, banho de mar ou piscina.
  • É aconselhável o uso de roupas em cores claras e tecidos leves, óculos escuros, chapéus/ bonés. Procure ficar à sombra ou embaixo de guarda-sol.
  • A hidratação também é essencial. Beba bastante líquido, coma frutas e tenha uma alimentação leve, moderada e pouco condimentada
Fonte: Natura

Nenhum comentário: