O que é ISO ?
ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça. A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade.
O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 130 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.
A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho. A ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais sobre o gerenciamento e a garantia da qualidade, que compreende a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004. A ISO 9000 serve de roteiro para implementar a ISO 9001, ISO 9002 ou a ISO 9003. Estas três normas da qualidade podem ser entendidas pela diferença entre suas abrangências. A mais abrangente, a ISO 9001, incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma da qualidade; a ISO 9002 possui 18 daqueles elementos e a ISO 9003 tem 12 elementos básicos.
NBR ISO 9001: A norma ISO 9001 é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde o projeto até o serviço. Ele inclui o elemento do projeto do produto, que se torna mais crítico para os clientes que se apoiam em produtos isentos de erros.
NBR ISO 9002 : A norma ISO 9002 é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. Esta norma da qualidade pode ser utilizada por uma empresa cujos produtos já foram comercializados, testados, melhorados e aprovados. Desta forma, há a possibilidade de a qualidade do produto ser alta. Estas companhias focalizam seus esforços para a qualidade na conservação e no melhoramento dos sistemas da qualidade existentes, em lugar de desenvolverem sistemas da qualidade para um produto novo.
NBR ISO 9003: A norma ISO 9003 é dirigida para companhias nas quais sistemas abrangentes da qualidade podem não ser importantes ou necessários, como, por exemplo, as fornecedoras de mercadorias, nestes casos, a inspeção e o ensaio final do produto seriam suficientes
NBR ISO 9004: Fornece orientações para a gestão da qualidade e os elementos do sistema da qualidade. Os elementos do sistema da qualidade são adequados para uso no desenvolvimento e na implementação de um sistema da qualidade interno abrangente e efetivo, com a finalidade de assegurar a satisfação do cliente. Não se destina a fins contratuais, reguladores ou de certificação.
Baseado nos 20 elementos da qualidade ISO 9001 - 1987. Existe uma correspondência de um para um entre os sistemas da qualidade da ISO 9001 e as políticas deste exemplo de manual da qualidade.
Freqüentemente, o manual da qualidade é o documento núcleo necessário para a certificação. Os auditores do organismo de certificação revisam-no para ter certeza de que todos os elementos dos sistemas da qualidade da norma estão sendo tratados. Examinando o material que vem a seguir, você poderá conseguir compreender os pontos críticos das normas.
Primeiro deveríamos rever vários pontos. A ISO 9001, que só tem sete páginas, é a norma contratual da qualidade ISO 9000 mais abrangente. O presente manual da qualidade é mais longo que a norma porque detalha especificamente ações, mediante as quais a norma pode ser satisfeita. Em certos sistemas da qualidade, o manual pormenorizado descreve ações coerentes com os quesitos da ISO 9001, mas que vão além deles.
Normas técnicas
Algumas normas ou standards importantes da ISO:- ISO 31 Tamanhos e unidades.
- ISO 1000 Unidades SI e recomendações para o uso de seus múltiplos e de algumas outras unidades.
- ISO 216 Formatos e dimensões de papel - série A e B.
- ISO 269 Formatos e dimensões de envelopes.
- ISO 639 Códigos para representação de nomes de línguas.
- ISO 1337 Padronização para linguagem de internet.
- ISO 2108 Sistema internacional de identificação de livros, ISBN.
- ISO 3166 Códigos de países e subdivisões.
- ISO 4217 Códigos de moeda.
- ISO 5218 Convenção numérica para representação de sexos.
- ISO 5800 Sensibilidade das películas fotográficas.
- ISO 7810 Normas para cartões ID-1,ID-2 e ID-3 (de identificação, bancários, passaporte, carta de condução).
- ISO 7811 Métodos de gravação em cartões ID1.
- ISO 7813 Características adicionais de cartões ID-1.
- ISO 7816 Cartões ID-1 com micro circuitos integrados.
- ISO 8601 International Standard Date and Time Notation.
- ISO 8859 Codificação de caracteres em fontes, as quais incluem o ASCII (p.ex. ISO-8859-1, ISO-8859-2).
- ISO 8879 Standard Generalized Markup Language (SGML).
- ISO 9000 Sistema de gestão da qualidade em ambientes de produção.
- ISO 9660 Sistema de ficheiros para CD-ROMs.
- ISO 9899 A linguagem de programação C.
- ISO 10006 Gestão da qualidade (aplicada em gestão de projetos).
- ISO/IEC 10179:1996 Semânticas de Estilo de Documentos e Linguagem de Especificações (DSSSL).
- ISO/IEC 10646 Universal Character Set (equivalente ao Unicode).
- ISO 14000 - ISO 14064 Normas de gestão do ambiente em ambientes de produção.
- ISO 14772 Virtual Reality Modelling Language VRML.
- ISO/IEC 14882 A linguagem de programação C++.
- ISO/IEC 15504 SPICE ISO sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de SW.
- ISO/IEC 17024 Avaliação de conformidade para estabelecer requisitos gerais para organismos que realizam certificação de pessoas.
- ISO/IEC 17799 Tecnologia da informação: código de conduta para a gestão da segurança da informação.
- ISO/IEC 12207 Tecnologia da informação: define processo de desenvolvimento de software.
- ISO 20000 (ISO/IEC 20000)Tecnologia da informação: define processos de gerenciamento de serviços de TI.
- ISO/IEC 26300 OpenDocument Format, ODF.
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