1.18.2012

Desligue-se e saiba como aproveitar melhor suas férias




Workaholic em alerta























 “O trabalho enobrece o homem” é verdadeiro, mas também sabemos que descansar é necessidade inata do corpo. Férias ou períodos mais curtos de descanso são extremamente necessários para você e a empresa a crescer, já que auxiliam na criação de novas ideias, além de aumentar a disposição para colocá-las em prática.

Para os viciados em trabalho, não sejam tão omissos e quando for planejar as suas férias, leve o assunto a sério, desligue-se por completo. Afinal, de nada adianta estar em um lugar paradisíaco se você não consegue largar o celular para aproveitar o descanso.

De acordo com Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, as pessoas precisam entender que a capacidade de ser produtivo está diretamente relacionada à sua capacidade de se equilibrar. Ou seja, se você está em um estresse constante vai perder performance e muitas vezes nem se dará conta disso. No entanto, se esse ciclo não for interrompido (com férias, por exemplo) você vai acabar sentindo os sintomas no corpo (gripes, gastrites, dores de cabeça, etc.) ou no resultado do trabalho (esquecimentos, erros, etc.) e, em algum momento, vai precisar recorrer as férias.

Quando eu falo de férias, não significa necessariamente os 30 dias padrão, pode ser alguns dias apenas, o importante vai ser a qualidade desse período. “Eu mesmo não aguento ficar mais de 15 dias longe da empresa. E assim ainda posso ter um segundo período em outra época do ano”, relata o especialista.

Se você ainda acredita que não pode tirar, Barbosa dá algumas dicas para tornar esse período possível.

1 – Crie Processos – Muitos gestores não conseguem sair de férias porque tudo está centralizado com eles, o “como fazer” quando algo acontece é sempre “personalizado” e está apenas na mente do gestor. Se este é seu caso, seu trabalho é transformar as pequenas dúvidas ou procedimentos do dia a dia, em processos documentados e devidamente publicados. Um dos principais procedimentos usados nas empresas e que funciona muito bem é a Intranet, sistema interno de comunicação. Assim, aconteça caso algo novo, rapidamente a equipe será notificada. O papel do gestor é focar em estratégia, inovação, sugestões de problemas diferentes e não apenas no operacional no dia a dia.

2 – Tenha Pessoas Chave – O papel do líder é criar sucessores, ou fica impossível de você subir na empresa ou de pelo menos poder tirar férias. A época do monarca soberano na empresa acabou. É necessário investir em pessoas, em treinamento, em conhecimento para priorizar as coisas.

3 – Utilize períodos de feriado – Eu não gosto de tirar férias quando todo mundo tira férias, além de perder dinheiro pela alta estação, ainda consome mais dias úteis. Eu aproveitei o feriado de 7 de setembro e do dia 8 de setembro (em Santos) para iniciar as férias, assim perco menos dias úteis. O Igor, por exemplo, aproveita sempre o final do ano para tirar férias em Janeiro, emendando as férias coletivas. Outra dica é analisar os períodos sazonais do seu negócio e aproveitar este momento para sua saída.

4 – E-mail nas férias? – Para quem não consegue se desconectar de vez, reduza as vezes que você verifica sua caixa de e-mail no dia; desligue seu telefone comercial e deixe somente o pessoal ligado para caso de extrema necessidade.

Nenhum comentário: