1.18.2012

Em protesto, Wikipédia vai suspender suas atividades durante 24 horas

O apagão é um protesto contra leis antipirataria que tramitam no Congresso dos Estados Unidos

A Wikipédia vai manter sua versão em inglês fora do ar durante 24 horas a partir da meia-noite (3h em Brasília) de quarta-feira (18) como forma de protesto contra as leis antipirataria Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect IP Act (PIPA), que tramitam, respectivamente, na Câmara dos Representantes e no Senado dos Estados Unidos. Mesmo depois que a Casa Branca anunciou que não vai apoiar a legislação da maneira como ela foi redigida, o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, decidiu manter sua decisão de suspender as atividades do site.

Em um comunicado oficial, Wales e outros administradores dizem que as leis podem ter efeitos “devastadores para a web livre e aberta” e que embora o conteúdo publicado na Wikipédia seja isento, a existência do site não é, por isso as atividades serão suspensas por um dia. Grandes empresas da internet, como Google, Facebook e Amazon, haviam ameaçado realizar um apagão, mas até agora nenhuma data havia sido marcada.

O site Reditt, feito a partir de conteúdo postado por usuários, e o blog Boing Boing, especializado em tecnologia, também vão participar do apagão. O CEO do twitter, Dick Costolo, criticou a decisão: “fechar um negócio global em reação a uma tema específico de política nacional é bobagem”, escreveu em sua conta no microblog. Wales contestou a declaração de Costolo. Depois de trocar tweets sobre o tema, os dois chegaram a um acordo.

A SOPA prevê a suspensão de sites e a prisão dos responsáveis por postar conteúdos ilegais por seis meses a cinco anos. A lei poderia diminuir a pirataria na rede e ajude a desmascarar sites que vendem drogas, segundo seus defensores.

Empresas contrárias à lei, como Google, Wikipédia e Facebook, haviam ameaçado suspender suas atividades e causar um “blackout” na internet. Segundo essas empresas, a SOPA seria um atentado à liberdade de expressão e funcionaria de maneira semelhante à censura. A disputa entre companhias contra e a favor da lei havia chegado ao mundo real, depois que dois estudantes – contrários à SOPA - criaram um aplicativo que lê códigos de barra de produtos encontrados no supermercado e mostra se ele foi produzido por uma empresa que apoia a lei.
AS

Nenhum comentário: